Início > Saúde > Centro de Oncologia faz Dia D de prevenção ao câncer de próstata

Centro de Oncologia faz Dia D de prevenção ao câncer de próstata

Compartilhe isso:


Publicado em:  17/11/2022

Homens fizeram exame PSA, participaram de palestras e aproveitaram serviços

O Centro de Oncologia de São Gonçalo, no Zé Garoto, realizou, nesta quinta-feira (17), o Dia D de prevenção ao câncer de próstata, em alusão à campanha Novembro Azul. Os homens que estavam no local puderam realizar o PSA (exame de sangue que pode detectar alterações na próstata) e participar de outras atividades.  

Além da realização do exame, os homens assistiram palestras educativas sobre a prevenção do câncer de próstata, cortaram o cabelo, fizeram a barba e limpeza de pele gratuitamente. O mecânico eletricista Borges de Marins, de 69 anos, morador do Jóquei, elogiou a iniciativa. 

“É um excelente trabalho que está sendo feito aqui. A gente tem que entender que a idade vai passando e precisamos cuidar da nossa saúde. Já consegui medir a minha glicose e vou aproveitar outros serviços. Espero que mais ações como essa sejam oferecidas na cidade para o público masculino”, contou Borges. 

Até o fim do mês de novembro, a unidade realiza o exame de PSA para homens com mais de 40 anos. O exame pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, sem agendamento. É só levar xerox dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. Não é necessário ter o pedido médico.  

“Essa ação é uma forma de incentivar a cuidar da nossa saúde. Sempre me cuido. Não é só no mês de novembro. Faço exames regularmente durante o ano. Vim trazer minha esposa para fazer exames e me deparei com essas atividades”, disse o aposentado Antônio Sidney, 68.

A campanha Novembro Azul tem o objetivo de conscientizar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, que pode ser detectado através de alteração em um tipo de exame de sangue chamado de PSA (sigla em inglês de Prostate-Specific Antigens, que significa Antígeno Prostático Específico) e do exame de toque.


 Eventos – Outras ações acontecem em unidades de saúde e pelos bairros da cidade. Os polos sanitários, clínicas gonçalenses e PAMs estão realizando palestras e rodas de conversa com os temas “Homem: Saúde é vida! Cuidem-se de novembro a novembro” e “A importância do autocuidado, prevenção e promoção à saúde do homem” com a coordenadora Maria Netto, do Programa Municipal de Atenção Integral à Saúde do Homem. Urologistas e psicólogos também abordam temas referentes à campanha.

Programação:
18.11.22: Clínica Municipal do Barro Vermelho, 10h
21.11.22: Polo Sanitário Washington Luiz, no Zé Garoto, às 9h
23.11.22: Clínica Marambaia, às 9h
23.11.22: Polo Sanitário Rio do Ouro, às 13h
24.11.22: Polo Sanitário Hélio Cruz, Alcântara, às 9h

Autor: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content