Início > Saúde > UMPA do Pacheco amplia atendimento após reformas

UMPA do Pacheco amplia atendimento após reformas

Compartilhe isso:


Publicado em:  25/08/2022

Melhorias estruturais e mais profissionais na unidade de saúde   

A Unidade Municipal de Pronto Atendimento (Umpa) do Pacheco, assim como outras unidades de saúde de São Gonçalo, passa por reformas e adequações para melhor atender a população. Mais um consultório de pediatria também foi aberto para suprir a demanda. Com média de 8 mil atendimentos por mês, a unidade oferece clínico geral, pediatra e dentista – para os casos de urgência e emergência – todos os dias da semana, durante 24 horas.       

Logo no início da gestão do Capitão Nelson, ele determinou que fossem resolvidos os problemas do telhado da unidade. Por conta das telhas quebradas, a unidade também ficava com as paredes cheias de infiltrações, deixando o local insalubre para o atendimento adequado aos gonçalenses. Atualmente, todas as janelas danificadas estão sendo substituídas.  

“O primeiro passo foi consertar o telhado. Fizemos a impermeabilização de toda a laje e a troca de todo o telhado. Depois, fizemos a pintura e reparo de toda a área interna, que foi danificada pelas infiltrações antigas. Também já foram realizadas as reformas de toda a área externa, revitalização do parque infantil, criado um reservatório de água com capacidade para 50 mil litros e instalada uma base do Samu”, explicou o diretor administrativo, Diego Firmino.

Com o novo consultório pediátrico, a unidade passou a ter 7 salas para atendimento: uma de classificação de risco, três do médico generalista, dois de pediatras e um para o atendimento odontológico. “A introdução do segundo pediatra foi necessária pela quantidade de atendimentos que a unidade realiza, uma média de 550 por mês. Um pediatra era pouco e o profissional ficava sobrecarregado”, explicou a diretora médica, Camila da Costa Ferreira.

Atualmente, a unidade é uma das referências para o atendimento dos casos suspeitos da varíola do macaco. Os profissionais da unidade foram capacitados para atender as demandas e realizar os testes necessários para o fechamento do diagnóstico, além de orientar a população sobre a doença. A unidade também já foi usada para a vacinação contra o coronavírus e testagem da doença. 

Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content