Educação
São Gonçalo faz ação nas escolas para atualizar cadernetas de vacinação
30/04/2025
Projeto LER estimula a escrita em sala de aula
Dando continuidade à capacitação dos professores que atuam no Projeto LER (Ler, Escrever e Raciocinar) e nas turmas de primeiro ano do Ensino Fundamental, o curso “Alfabetizar Letrando: Refletindo Teoria e Prática” trabalhou, nesta segunda-feira (30), as formas de lecionar a escrita para os alunos que apresentam dificuldades de aprendizado, devido ao longo período longe da sala de aula por conta da pandemia.
O curso tem a duração de quatro meses, com um encontro por mês. No encontro anterior, que aconteceu em abril, a formadora Renata Melo trouxe uma reflexão conceitual, e agora, na aula de maio, ela fez um trabalho prático, a partir de análises da escrita dos alunos feitas pelos professores nas escolas. Ela acredita que é preciso enxergar a alfabetização de uma maneira além do convencional.
“Os professores do Projeto LER fizeram uma anamnese, um diagnóstico da escrita das crianças onde os alunos foram submetidos a várias atividades. A ideia deste encontro é dar subsídios para que os professores investiguem a fundo a escrita das crianças e encontrem a melhor forma de ensinar, caso a caso”, afirmou Renata Melo.
Professora do primeiro ano da Escola Municipal Leonor Corrêa, no bairro Trindade, Ana Margarete Soares interagiu a todo instante com o conteúdo da aula. Ela contou que o contato com outros professores, com as ideias e com as soluções apresentadas foi primordial para pensar em novas formas de ensino.
“Aprendizagem pura, eu amei, enriqueceu bastante o meu currículo. Eu me identifiquei muito com as experiências que a Renata trouxe, teóricas e práticas, são coisas que a gente trabalha no dia a dia mesmo com as crianças e a gente vê que está no caminho certo. Além de passar o conteúdo, um dos nossos desafios é conseguir uma parceria com as famílias, fazendo com que elas continuem esse trabalho também em casa”, explicou a professora.
Projeto LER
O projeto LER é uma iniciativa da Secretaria de Educação, através da Subsecretaria de Ações Pedagógicas, que visa mitigar os efeitos causados pela pandemia na aprendizagem dos alunos da rede municipal. O objetivo é trazer o reforço escolar e a capacitação dos professores, complementando, no contraturno escolar, o trabalho já realizado pelas unidades.
Autor: Ascom
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados