Início > Saúde > Covidímetro: São Gonçalo tem baixo risco de contaminação

Covidímetro: São Gonçalo tem baixo risco de contaminação

Compartilhe isso:


Publicado em:  22/05/2022

Cinemas já podem liberar entrada do público sem apresentação de esquema vacinal

São Gonçalo continua com baixo risco de contaminação do coronavírus, na fase amarelo 1. Na semana epidemiológica 19/2022, correspondente ao período de 8 a 14 de maio, a cidade contabilizou oito pontos nos índices que medem o estágio de contaminação. Todos os pontos são do índice de porcentagem dos casos da covid-19 notificados. 

     Na semana epidemiológica 19/2022, os indicadores apontaram 3% de ocupação de leitos de UTI adulto (0 ponto). A ocupação de leitos de enfermaria ficou em 0% (0 ponto). A variação de óbitos pelo coronavírus ficou com 0 (0 ponto). A variação de pacientes internados ficou em 0 (0 ponto). E, por último, a porcentagem dos casos da covid-19 notificados ficou em 226% (8 pontos).

   Para ter a fase de risco determinada são avaliados os cinco indicadores: capacidade de leitos de UTI, capacidade de leitos de enfermaria, variação de óbitos por covid-19, variação de novos casos e variação de pacientes internados. Dependendo dos números do sistema municipal de saúde, o município vai contando pontos. Com o total, a cidade é colocada em uma fase. 

     São seis fases de avaliação da contaminação: verde (fase normal controlado, de 0 a 4 pontos), amarelo 1 (fase 1, de 5 a 9 pontos, baixo risco), amarelo 2 (fase 2, de 10 a 19 pontos, médio risco), laranja (fase 3, de 20 a 29 pontos, alto risco), vermelho 1 (fase 4, de 30 a 39 pontos, muito alto risco) e vermelho 2 (fase 5, mais de 40 pontos, risco extremo).  

Cuidados – Na última semana, a Prefeitura autorizou cinemas, teatros e casas de shows a liberar a entrada do público sem apresentação de esquema vacinal completo. Mas a secretaria orienta que as medidas sanitárias para evitar o contágio devem ser mantidas. Por isso, o gonçalense deve evitar aglomerações, respeitar o distanciamento de, pelo menos, um metro de outras pessoas, lavar as mãos ou higienizar com álcool em gel, além de manter o esquema vacinal em dia. 

Autor: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content