Início > Educação > Preservação ambiental na pauta de escola em São Gonçalo

Preservação ambiental na pauta de escola em São Gonçalo

Compartilhe isso:


Publicado em:  27/04/2022

Alunos conhecem Projeto Uçá, da ONG Guardiões do Mar

Trazendo o ecossistema dos manguezais para o olhar curioso dos alunos, o Projeto Uçá, por intermédio da ONG Guardiões do Mar, apresentou a vida do caranguejo na Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, em Porto do Rosa. Sabendo que a população local vive, muitas vezes, da captura do animal, o projeto mostrou para as crianças como ele se desenvolve nos manguezais.

O Projeto Uçá trabalha a educação ambiental, a ciência cidadã, a sustentabilidade e a pesquisa. A ideia é popularizar a ciência para todos que tenham interesse no tema. Para as crianças, a linguagem é lúdica e simples, fazendo com que elas entendam o ecossistema ao redor.

“É incrível ver o olhinho brilhando de curiosidade, eles perguntando, interagindo”, contou a educadora ambiental Rafaela Coelho.

Para a diretora da escola, Ana Cristina Merlim, é importante que esse projeto aconteça na escola porque a maioria das crianças é moradora do entorno do manguezal da Baía de Guanabara. A maioria das famílias trabalha com a captura e venda do caranguejo e da preservação do manguezal.

“As crianças já sabem a época que pode pegar o caranguejo e a época que não pode. Elas conhecem a captura, mas não as fases de desenvolvimento e a importância de preservação da Baía de Guanabara. O projeto não fala só do caranguejo Uçá e de seu desenvolvimento, ele fala sobre a preservação da Baía, dos oceanos e do manguezal, além do meio ambiente, com a importância da reciclagem do lixo”, afirmou Ana Cristina Merlim.

Autor: Ascom
Foto: Ascom
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content