Início > Planejamento e Projetos Especiais > MEI é tema de palestra no Residencial Venda da Cruz

MEI é tema de palestra no Residencial Venda da Cruz

Compartilhe isso:


Publicado em:  09/08/2019

Ensinar as pessoas a formalizarem sua microempresa. Esse foi o objetivo da atividade realizada, nesta sexta-feira (9), às 14h, no setor 5 do empreendimento do Minha Casa Minha Vida da Venda Cruz. A atividade, promovida pela Secretaria Municipal de Planejamento e Projeto Especiais, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, fechou o ciclo de dois dias de palestras sobre o tema que visa atingir todas as 1200 famílias existentes no Residencial Venda da Cruz.

“Como o número de microempreendedores está crescendo no país, decidimos trazer a palestra aos moradores da Venda da Cruz, mostrando a importância de estar no mercado de trabalho hoje e meios de se ganhar dinheiro de forma legal e segura, com o programa MEI. O Sebrae, como um local de orientação, tem o objetivo de apresentar os benefícios do MEI, que é um ótima oportunidade de montar seu negócio, além de promover a capacitação através de oficinas, palestras e orientações técnicas, uma vez que ter seu negócio formalizado faz parte de um bom perfil empreendedor”, explica Luciana Vieira, responsável técnica do setor social da Secretaria de Planejamento.

Com o tema “Como se tornar um microempreendedor: MEI”, o ciclo de palestras foi ministrado por consultores do Sebrae que orientaram os moradores a respeito das obrigações, responsabilidades e benefícios na formalização do MEI. Dentre os assuntos estiveram os conceitos do que é um Microempreendedor Individual, quais são as regras para se tornar, o custo/benefício, como se formalizar, quais as obrigações e as proibições, como gerar nota fiscal, como realizar a declaração anual, sobre a inscrição de alvará ser gratuita, a importância de guardar todas as notas fiscais, a necessidade de pagar a mensalidade e muitos outras diretrizes do processo.

A moradora do setor 5, Viviane Nascimento, tem 38 anos e desde que teve seu filho decidiu sair do emprego e se dedicar mais à família. Por isso, resolveu ser empreendedora e abriu um brechó. Já conhecia sobre o Microempreendedor Individual, mas tinha muitas burocracias que não entendia, quando descobriu a palestra do Sebrae no empreendimento. “Todas as oficinas e palestras que o Sebrae realiza aqui no Residencial eu participo, pois me interesso muito pelo mundo dos negócios, ainda mais que tenho meu próprio empreendimento. Faço cursos no site da Sebrae, também. Quando abri o MEI fiz mais por impulso e não entendia das obrigações, agora após essa palestra vejo que a oportunidade que ele dá é muito maior do que imaginava. Estou com uns projetos para começar, um comércio na área alimentícia e agricultura familiar. Com as dicas que recebi hoje, só me incentivou mais ainda entrar nesse mercado de trabalho empreendedor”, afirma.

A iniciativa é uma das diversas ações programadas pelo projeto Bairro Empreendedor, que é desenvolvido em parceria com o Sebrae, Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Nacional da Indústria (Senai), para levar atividades de meio ambiente, convivência, cidadania, trabalho e renda para os moradores do Residencial Venda da Cruz.

Segundo a analista e gestora do projeto Bairro Empreendedor no Leste Fluminense, Brunet Iwase, o Sebrae é parceiro da Prefeitura neste projeto que objetiva levar novos conhecimentos e estimular o empreendedorismo, especificamente no Residencial Minha Casa Minha Vida da Venda da Cruz. “Já é sexta visita nossa aqui neste ano e tem sido importante proporcionar um protagonismo social para a população, de modo que enxerguem novas possibilidades de atuação e geração de renda. Os temas são escolhidos com base em diagnóstico prévio feito com moradores e mapeamento do empresariado local. Temos uma programação vasta para disponibilizar aos moradores até o primeiro semestre de 2020”, declara.

Autor: Raquel Muniz
Foto: Jonas Guimarães
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content