Saúde e Defesa Civil
Novo PAM Coelho deve ser entregue à população em maio
03/05/2025
Serão disponibilizados 34 pontos de atendimento
A Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo começa a vacinar as crianças entre 5 e 11 anos com comorbidades, deficiência permanente, indígenas e quilombolas, na próxima terça-feira (18), em 34 locais. Seguindo o Plano Nacional de Imunização (PNI), as crianças que vivem em lar com pessoas em alto risco para a evolução grave de Covid-19 também poderão se vacinar no fim do expediente dos postos quando houver frasco de vacina aberto para não ter perda de dose. Trinta e um locais vão funcionar de segunda a sexta, das 8h às 17h, mas os pais devem chegar com as crianças até 16h. As clínicas gonçalenses do Mutondo; Dr. Zerbini, no Arsenal e o Posto de Saúde Tancredo Neves, em Luiz Caçador, vão vacinar, das 8h às 19h.
Para a vacinação das crianças com comorbidades ou deficiência permanente, os responsáveis devem apresentar laudo médico ou receita da criança. Os comprovantes devem ter, no máximo, um ano de expedição. Para os indígenas, deve-se apresentar a certidão de nascimento indígena emitida pelo órgão responsável. Para as crianças que moram com pessoas que têm alto risco para o covid-19, os laudos das pessoas envolvidas. É importante que os responsáveis também levem certidão de nascimento ou identidade, cartão do SUS ou CPF e caderneta de vacinação, mas a falta deles não é impedimento para a aplicação da vacina.
São Gonçalo tem uma população estimada de 92.060 crianças entre 5 e 11 anos. Destas, 6.168 têm alguma deficiência permanente e outras 6.731 têm comorbidades, totalizando 12.899 neste primeiro grupo a ser vacinado. A secretaria retirou da Coordenação Geral de Armazenamento do Estado (CGA), no Barreto, em Niterói, nesta sexta-feira (14), 5.660 doses da vacina. A retirada de novas doses está prevista para a próxima quinta-feira (20).
A vacina pediátrica da Pfizer tem dez doses cada frasco. Para a aplicação deste imunizante, as equipes da Atenção Básica que vão trabalhar com a vacinação das crianças receberam treinamento nesta sexta-feira (14). A vacinação não será realizada nos polos sanitários.
Locais de vacinação para crianças de 5 a 11 anos
Autor: Ascom
Foto: Divulgação
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados