Assistência Social
Aulas na Padaria Escola seguem a todo vapor
21/04/2025
Os Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) dos bairros Amendoeira, Trindade, Marambaia e Maria Paula fecharam seus espaços nesta terça-feira (31). O fato ocorreu devido a atual conjuntura financeira que se encontra em nosso país e aos cortes nos repasses financeiros do orçamento federal e estadual, tendo o município que arcar com as despesas dos custos e manutenção desses equipamentos somente com verbas municipais.
Os atendimentos e os serviços desses equipamentos continuarão sendo realizados normalmente já que não houve fechamento dos serviços oferecidos nos CRAS, aconteceu apenas um reordenamento dos locais de área de abrangência para que os usuários possam dar continuidade aos atendimentos, garantindo a inclusão dessas pessoas nos programas e serviços oferecidos nos equipamentos. Todos os que vivem em situação de vulnerabilidade social continuarão com o atendimento garantido.
Os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos serão mantidos e permanecerão nos próprios distritos onde já funcionavam os CRAS, porém, em outros endereços, para não causar impacto no acompanhamento dos usuários do serviço, que serão referenciados e acompanhados pela equipe técnica dos centros de referência para onde serão reordenados.
Estes CRAS funcionavam com um número de atendimentos entre 100 a 500 pessoas mensalmente para atendimentos de orientação e informação, sendo que eram entre 50 a 200 famílias acompanhadas nos serviços.
O estudo realizado para o fechamento dos referidos espaços dos CRAS baseou-se na facilidade de remanejamento dos usuários por existirem centros de referência próximos aos seus territórios, uma vez que os usuários já transitavam entre os equipamentos próximos e melhor acesso à rede socioassistencial nos territórios para os quais serão remanejados.
“O que veio a ocasionar a decisão de fechamento desses quatro CRAS foi a dificuldade financeira que se encontra o município e, em paralelo, o corte dos repasses federais e estaduais sofridos, paulatinamente, desde o ano de 2015. Tal decisão foi pactuada junto ao Conselho Municipal de Assistência Social, órgão fiscalizador da política de assistência social no município, ficando claro o não prejuízo para a população de cada território”, explicou a secretária de Desenvolvimento Social, Marta Maria Figueiredo.
Confira os endereços para onde foram remanejados os serviços dos CRAS Amendoeira, Marambaia, Maria Paula e Trindade:
CRAS Amendoeira – bairros Almerinda, Bandeirantes, Coelho, Jardim Miriambi, Raul Veiga, Jardim Amendoeira, Jardim Tiradentes, Vila Candoza deverão procurar o CRAS Alcântara, que fica na Rua Oscar Lourenço, 632 – Jardim Alcântara – Tel: 2624-6443.
Os usuários dos bairros Lagoinha e Pacheco deverão procurar o CRAS Santa Izabel que fica na Estrada de Santa Izabel, 95 – Santa Izabel – Tel: 3710-3077.
CRAS Trindade: bairros Trindade, Nova Cidade, Ponte Seca, Mutondo, Chumbada, Antonina, Estrela do Norte e Luis Caçador deverão procurar CRAS Alcântara, que fica na Rua Oscar Lourenço, 632 – Jardim Alcântara Tel: 2624-6443.
CRAS Marambaia: bairros Apolo II, Apolo III, Jardim do Bom Retiro, Marambaia deverão procurar o CRAS Vista Alegre, que fica na Rua São Pedro, 02 – Vista Alegre – Tel: 2706-3607.
CRAS Maria Paula: bairros Baldeador, Maria Paula, Nova Grécia, Novo México/Tribobó (parte) deverão procurar o CRAS Arsenal, que fica na Avenida Eugênio Borges, S/N – Arsenal – Tel: 2706-3607
Autor: Luciana Pimentel
Fonte: SMDS
Notícias relacionadas
Mais Acessados