Educação
Centro de Referência em Autismo estimula independência e autonomia dos atendidos
03/05/2025
O secretário municipal de Educação, Marcelo Azeredo, deu início esta semana ao projeto “Almoçando ou Jantando com o Secretário”. A versão-piloto aconteceu na Escola Estadual Municipalizada Niuma Goulart Brandão, no bairro do Salgueiro, onde o secretário conversou com alunos, professores, funcionários e com a diretora. “A partir da semana que vem, nós vamos estar uma vez por semana visitando uma unidade escolar, durante o dia ou à noite, para almoçar ou jantar, sem comunicar previamente à direção da escola, e junto com os alunos vamos fazer a refeição para poder ver a qualidade da alimentação servida na escola”, afirmou Marcelo.
A visita se estendeu por mais sete escolas do Complexo do Salgueiro, onde o secretário pôde averiguar as condições estruturais das unidades. No bairro das Palmeiras, Marcelo esteve na Escola Municipal João Aires Saldanha e na Umei Natalina Muniz, onde elogiou bastante o trabalho da equipe diretiva. “A escola está realmente linda, com área reservada para recreação das crianças. Creche cheia, mas tudo arrumado. De parabéns a escola”, disse o secretário.
A Escola Municipal Marinheiro Marcílio Dias, no mesmo bairro, também foi merecedora de elogios. “Vimos duas coisas interessantes na unidade: salas temáticas, não é o professor que muda de sala, mas os alunos que mudam de acordo com a aula que vão ter. Na hora do almoço, a dinâmica também é diferente. A diretora colocou bandejas tipo self-service com um funcionário da cozinha para atender à criança, que diz a opção e a quantidade desejada. O sistema mantém o aquecimento da comida e evita desperdício. A escola está muito bem conservada, a diretora está fazendo um ótimo trabalho”, ressaltou o secretário.
A Escola Estadual Municipalizada Salgado Filho, em Itaoca, também recebeu a visita do secretário. “Visitamos o prédio, que é bem grande, com várias salas ainda ociosas, temos que aumentar a capacidade daquela escola. É possível melhorar, por isso os nossos concursos agora vão ser por polos regionais para que os professores já entrem de acordo com a localização e, com isso, temos certeza que nós vamos poder dobrar a capacidade do Salgado Filho”, informou Marcelo.
Outra unidade que mereceu a atenção do secretário foi a Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, no bairro Fazenda dos Mineiros. Segundo Marcelo, é um prédio grande, que precisa de uma reforma estrutural. “Já estamos vendo a possibilidade de reforma, conversamos com alunos, professores e participamos inclusive de um círculo de leitura, com direito à distribuição farta de pipoca. Um espaço muito amplo, uma quadra de esportes ainda não coberta e vamos ver a possibilidade de ainda dentro deste governo cobrir aquela quadra”, afirmou o secretário. Na Escola Municipal William Antunes de Souza, ainda em Fazenda dos Mineiros, foi verificada a questão da estrutura. “Precisamos fazer uma melhora, conversamos com professores, com funcionários e com a diretora”, disse Marcelo, ressaltando que as visitas foram feitas sem aviso prévio.
“Finalizamos com a Escola Municipal Pastor Haroldo Gomes, em Itaúna, onde também fomos recebidos pela diretora, participamos da entrega de frutas, visitamos as salas de aula, conversamos com professores e orientadora pedagógica. Fato importante é que nas oito escolas em que estivemos, a merenda estava perfeita, completa, visitamos os depósitos de merenda, inclusive, na parte da tarde, as escolas tinham acabado de receber frutas e legumes e nenhuma merendeira reclamou de falta de merenda. Isso vai ser algo periódico e a partir da semana que vem vai ser uma dinâmica nossa, onde toda semana vamos visitar um grupo de escolas até concluir todas, porque faz parte do nosso trabalho fazer essas visitas às escolas e ver o que é melhor para nossos alunos”, concluiu o Secretário Marcelo Azeredo.
Autor: Selma Nogueira
Foto: Divulgação
Notícias relacionadas
Mais Acessados