Início > Cultura e Turismo > Cultura de São Gonçalo em alta nos três primeiros meses da nova gestão

Cultura de São Gonçalo em alta nos três primeiros meses da nova gestão

Publicado em:  12/04/2021

Município prepara programação extensa em três equipamentos culturais

Após o Teatro Municipal de São Gonçalo ser, de fato, entregue à população, após liberação de funcionamento pelo Corpo de Bombeiros, a Secretaria de Turismo e Cultura está reabrindo mais dois equipamentos culturais: a Casa das Artes e a Lona Cultural do Jardim Catarina. Por conta da pandemia e para evitar aglomeração, a realização de eventos nos locais está suspensa, mas a programação está sendo preparada para divulgação assim que houver autorização das autoridades de Saúde para a retomada das atividades culturais.

“Em 100 dias de governo conseguimos entregar para os gonçalenses três importantes polos culturais da cidade. Tenho certeza de que, em quatro anos, faremos muito mais pela cultura de São Gonçalo”, afirmou o secretário de Turismo e Cultura, Lucas Muniz.

A Casa das Artes, no bairro Zé Garoto, recebeu os toques finais da reforma e, em breve, voltará a receber o público seguindo todas as normas de higiene e saúde. O local estava abandonado e a expectativa é de que possa voltar a receber importantes artistas gonçalenses.

“Encontramos a Casa das Artes deteriorada e vamos colocá-la à disposição da população. Nossos artistas merecem um lugar para expor seus trabalhos e não vamos poupar esforços para atendê-los”, disse o secretário.

A Casa das Artes é um importante equipamento de cultura, localizado em uma das principais ruas da cidade, e se destaca por possuir uma extensa vitrine de vidro de mais de 20 metros de comprimento.

“Nossa intenção é que a Casa das Artes seja a grande vitrine dos artistas de São Gonçalo. Estaremos de portas abertas para divulgar, com muito orgulho, o trabalho de todos, pois sabemos que somos um grande celeiro de artistas. Queremos dar oportunidade para os novos talentos e mostrar que o local dará todo apoio necessário para disseminar a cultura”, afirmou o diretor da Casa das Artes, o artista gonçalense Beto Baiano.

Assim que for reaberto, o equipamento ganhará um novo nome. Em homenagem ao professor Helter Barcellos, que morreu em janeiro deste ano, aos 84 anos, o local passará a se chamar Casa das Artes Professor Helter Barcellos. Importante figura da cidade, Helter, que até sua morte presidia o Abrigo Cristo Redentor, dedicou toda a sua vida para a educação e foi em São Gonçalo que ele construiu sua trajetória, deixando um verdadeiro legado na história do município.

A Lona Cultural do Jardim Catarina – com capacidade para atender a 150 pessoas sentadas (arquibancada) e 300 em pé (pista) – é uma das principais ferramentas de apoio social e cultural aos jovens e adultos da localidade. A lona foi limpa e sua estrutura passou por reparos. A intenção da secretaria é que o local receba o espetáculo “Alegria de circo em tempos de pandemia”, do Circo Montreal, um dos projetos beneficiados pela Lei Aldir Blanc.

Incentivo à arte de rua – Nesses primeiros três meses, a secretaria vem reafirmando seu compromisso em valorizar a arte de rua. Mantendo um diálogo direto com os grafiteiros gonçalenses, foi definido um cronograma de revitalização de viadutos da cidade que vão receber desenhos que contêm um pouco da história de cada bairro, com a arte que tem suas origens no município. A proposta, que tem o aval do prefeito Capitão Nelson, é tornar uma cidade cada vez mais limpa e organizada, e que as cores do grafite ajudem São Gonçalo a ter uma “cara nova”, além de promover a arte urbana.

O Centro Cultural Joaquim Lavoura, sede da Secretaria de Turismo e Cultura, recebeu desenhos de grafite em homenagem a Leonardo Conceição Pessanha, mais conhecido como Pakato, um dos principais grafiteiros de São Gonçalo, que morreu este ano em um acidente de trânsito. Segundo o secretário Lucas Muniz, a iniciativa é mais uma forma de valorizar e incentivar o trabalho dos artistas da cidade.

Foto: Renan Otto