Início > Desenvolvimento Social > SMDS realiza formatura de educadores sociais

SMDS realiza formatura de educadores sociais

Compartilhe isso:


Publicado em:  15/12/2017

O educador Paulo Freire, precursor da pedagogia social no Brasil, dizia que “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”. Foi partindo desse pensamento que, ontem, a Secretaria de Desenvolvimento Social formou mais duas turmas de educadores sociais e estudos de caso, formada por profissionais de diversas áreas, que irão atuar como educadores em áreas de resolução de conflitos e acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Familiares dos formandos e todas as equipes da SMDS estiveram presentes na cerimônia, que reuniu cerca de 200 pessoas no prédio anexo da Prefeitura, no bairro Mutondo.

“Investir em formação continuada é priorizar por um serviço de qualidade e um olhar mais humano à toda população, sobretudo àqueles em situação de maior vulnerabilidade social. O educador social vai dialogar especialmente com grupos de pessoas que a sociedade como um todo insiste em ignorar e invisibilizar, como pessoas em situação de rua e em situações de extrema pobreza. Mais que um cargo, é uma missão, e nós, quanto Secretaria de Desenvolvimento Social, estamos investindo para que a garantia de direitos e o reconhecimento da dignidade humana seja uma realidade para todos os gonçalenses”, disse o secretário de Desenvolvimento Social, Marlos Costa.

Com uma ementa com temas como Políticas Públicas e Políticas de Assistência; Relação Comunitária e Família; Pedagogia e Psicologia Social; Prevenção ao abuso de Drogas, além de oficinas socioeducativas, o curso é gratuito e faz parte das práticas de formação continuada oferecidas pelo Núcleo de Formação Continuada e Comunicação (Nufocco).

A professora de Educação Infantil, Maria de Fátima Mendonça, de 55 anos, é moradora de Itaboraí, e assim que soube do curso, se inscreveu. Hoje formada, a educadora afirma que a troca de experiência e a possibilidade de aprender com profissionais de diversas áreas torna o curso ainda mais rico.

“Muito do que eu aprendi no curso vou levar para a minha prática profissional. Independentemente do tempo de profissão, sabemos o quanto a sociedade constrói um senso comum sobre a forma como vemos as coisas. Poder desconstruir isso, trocar experiências, aprender mais sobre empatia e a olhar para o outro é fundamental. Em toda e qualquer profissão esse aprendizado é de extrema importância”, contou.

A estudante de Serviço Social, e já educadora social que atua no Espaço de Reinserção Dandara, realizou o curso de estudos de caso e no ano passado se formou como educadora. Hoje, atuante na área, relata o quanto a formação reflete sobre um novo olhar na profissão.

“A qualificação é muito importante. Eu sou estudante e hoje atuo na minha área de formação e percebo o quanto o nosso olhar muda quando investimos na formação. Um curso como esse, sobretudo gratuito, é um ganho para as políticas públicas na cidade de São Gonçalo”, afirmou.

Autor: Thayná Valente
Foto: Lucas Alvarenga
Fonte: SMDS

Notícias relacionadas

Skip to content