Início > Saúde > SG é selecionado para projeto de educação em Saúde Ambiental

SG é selecionado para projeto de educação em Saúde Ambiental

Compartilhe isso:


Publicado em:  15/12/2017

O município de São Gonçalo foi selecionado, esta semana, para um projeto de ação de educação em Saúde Ambiental visando o enfrentamento ao vetor Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Dos 59 municípios do Estado do Rio de Janeiro que enviaram o projeto, somente 11 foram selecionados para participar do projeto que começa a ser realizado em 2018 e terá duração de três anos.

“Esse projeto terá o envolvimento das escolas locais, das Unidades da Estratégia de Saúde da Família, ONGs, além da comunidade, com o objetivo de mobilizar a sociedade e suas representações para a adoção de condutas e práticas para o enfrentamento ao Aedes aegypti numa perspectiva de redução de casos”, explica o secretário de Saúde, Dimas Gadelha.

O projeto foi enviado a Brasília pela Secretaria Municipal de Saúde, através da equipe da Brigada em Saúde Ambiental da Superintendência de Saúde Coletiva (Susc). De acordo com o biólogo-sanitarista Adaly Fortunato, os bairros que irão receber as ações foram escolhidos através da quantidade do índice de infestação do mosquito Aedes aegypti e do número de casos notificados.

“Os bairros foram escolhidos por estarem entre os que mais tem casos de notificação e receberão uma série de ações de educação que faremos com a população nas ruas e com as crianças nas escolas. Formar uma cultura de prevenção nas crianças é a maneira mais segura de acabar com os focos do mosquito”, conta Adalyr, que também é diretor da Vigilância em Saúde Ambiental.

Vinte e oito bairros da cidade foram contemplados com o projeto, são eles: Alcântara, Almerinda, Amendoeira, Anaia Grande, Anaia Pequeno, Arrastão, Arsenal, Coelho, Eliane, Engenho do Roçado, Ieda, Ipiíba, Jardim Amendoeira, Jóquei, Lagoinha, Largo da Ideia, Maria Paula, Miriambi, Nova República, Pacheco, Raul Veiga, Rio do Ouro, Sacramento, Santa Izabel, Tiradentes, Várzea das Mocas, Vila Candoza e Vila Três.

A Vigilância Ambiental realizará cursos de capacitação para professores da rede municipal de ensino atuarem como multiplicadores, através de concurso de redação, cartazes e fotografias para estudantes do município.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Fonte: Semsa

Notícias relacionadas

Skip to content