Início > Desenvolvimento Social > Desenvolvimento Social inaugura Espaço Dandara

Desenvolvimento Social inaugura Espaço Dandara

Compartilhe isso:


Publicado em:  01/11/2017

O mês da consciência negra começou com uma homenagem especial e simbólica na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS): A reinauguração da Casa de Apoio às Adolescentes, que agora se chama “Espaço Dandara”. Nome que significa “a mais bela”, dado à guerreira que lutou pela liberdade de homens e mulheres negras escravizados. Luta e liberdade, palavras que fazem parte das trajetórias das sete meninas, entre 12 e 18 anos, que residem na casa que abriga adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A reinauguração da sede, localizada no bairro Jardim Catarina, contou com a presença do prefeito José Luiz Nanci, o secretário de Desenvolvimento Social, Marlos Costa, e toda a equipe da SMDS.

Diferente do que se pensa sobre um espaço de reinserção social, quem chega na casa reconhece nos detalhes as características de cada moradora. Rosa, azul e paletas diversas dão cor aos cômodos que contam histórias de violência familiar, uso abusivo de álcool e outras drogas por parte dos responsáveis e pais, mas que também colorem uma nova fase na vida de cada uma delas: curso profissionalizante, escola, ingresso no mercado de trabalho e o direito a um espaço de acolhimento e afeto.

“Eu quero agradecer aos educadores que tanto cuidam de mim. Eu olho para trás e vejo quanta coisa eu conquistei em tão pouco tempo aqui na casa. Retomei os estudos, aprendi muito e fiz tantos amigos. Aqui eu encontrei um lugar para chamar de lar”, disse emocionada a adolescente de 16 anos, que reside na casa e atualmente estuda para ingressar na Aeronáutica.

Desde o início do ano, o espaço, assim como toda a equipe técnica, passou por um planejamento de reordenamento, focado na humanização do atendimento e acolhimento. A representante da Promotoria da Infância e Adolescência, Fernanda Louise, que prestigiou a reinauguração, relatou a importância da casa ser um espaço de acolhimento.

“Eu fico emocionada por estar presente aqui hoje e ver que depois de tantos anos de luta, estamos caminhando para a efetivação de um espaço de acolhimento, ver o lúdico tomando conta desse espaço. A vida dessas meninas vai muito além deste espaço, mas vê-lo hoje assim, reformulado, e saber que cada uma delas ajudou e foi parte fundamental nesse processo é gratificante”, disse.

A programação contou ainda com uma exposição de autorretratos e outras pinturas das adolescentes, e uma roda de conversa sobre autoestima e oficina de turbante com o projeto África em Nós, que atua em São Gonçalo e região levando o debate sobre racismo e a lei 10.639.

“A intenção do nosso governo é promover a inclusão e acolhimento de todos. Estamos trabalhando de forma integrada, juntos, para garantir serviço de qualidade para a população em todas as áreas. Poder garantir oportunidade de estudo e reinserção social para essas garotas é muito gratificante”, afirmou o prefeito, José Luiz Nanci.

O secretário Marlos Costa falou sobre a importância do trabalho em rede e parceria, e como isso reflete na efetivação de políticas públicas para toda a população, sobretudo para os que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

“Fazer um governo avançar não é fácil, mas o nosso prefeito José Luiz Nanci tem tido a capacidade de querer e fazer um governo diferente. Estamos em constante parceria, e poder ver que reformulamos um espaço que não só parece, mas é uma casa, e atende as necessidades das adolescentes que aqui residem é muito gratificante. No próximo semestre também iremos reinaugurar o Centro de Acolhimento e Cidadania (CAC) e em breve vamos inaugurar a nova casa da residência inclusiva, que atende pessoas com deficiência. Estamos avançando e fazendo o nosso melhor pela população gonçalense”, disse.

Autor: Thayná Valente
Foto: Lucas Alvarenga
Fonte: SMDS

Notícias relacionadas

Skip to content