Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo segue com reforço na vacinação contra gripe e sarampo
04/05/2025
Pacientes em tratamento contra o HIV – vírus da imunodeficiência humana – no município de São Gonçalo podem ser beneficiados com um possível desenvolvimento de novas ações no próximo ano. Isso porque o laboratório anglo-americano GlaxoSmithKline está realizando um projeto piloto que visa melhorar os cuidados aos pacientes com HIV em nove países, entre eles EUA, Japão e Austrália. Na América Latina, somente os municípios de São Gonçalo e São Paulo foram escolhidos para participar do projeto, que visa fazer um estudo através da apresentação de dados do funcionamento do programa na cidade.
De acordo com a gerente estadual do Programa IST/Aids, Denise Pires, a escolha pela cidade se deve pelos bons indicadores epidemiológicos.”Diante do compromisso da empresa, vimos como uma oportunidade de uma resposta ao enfrentamento da Aids na cidade que tem realizado iniciativas que estão sendo bem implantadas. Temos observado o trabalho da equipe e achamos que São Gonçalo pode se beneficiar com esse tipo de parceria”, explica.
Para o secretário municipal de Saúde, Dimas Gadelha, o reconhecimento é fruto de um trabalho realizado com o empenho da equipe atuante no programa. “Tínhamos uma equipe com resultado satisfatório mas nos últimos meses os resultados alcançados bateram a meta dos últimos anos. Nossa intenção é tratar do paciente da melhor forma possível, sem que falte medicamento para o tratamento. A chegada deste possível financiamento irá auxiliar na abertura de novas unidades relacionadas ao combate às infecções sexualmente transmissíveis na cidade”, conclui.
Na última semana, as representantes de uma empresa de consultoria em saúde, as inglesas Ella Nutall e Lyndsey Hudson, estiveram na cidade para acompanhar e entender as práticas do tratamento de HIV e entrevistar alguns pacientes na companhia do diretor da instituição no Brasil. “Esta farmacêutica encomendou um estudo para entender as boas práticas globais do tratamento do HIV em diversos países do mundo, ver o que funciona e o que não funciona no tratamento. Isso irá gerar um estudo global que será publicado em um estudo científico sobre o caso”, explica o diretor da KPMG no Brasil, Daniel Greco.
Hoje, São Gonçalo conta com 3.4 mil pacientes em tratamento para HIV. Somente em 2017, o município notificou 360 novos casos da doença. “É uma oportunidade que o Estado deu ao município de participar do projeto com a intenção de ampliar o acesso com melhorias de prevenção à saúde”, explica a subsecretária municipal de Atenção Básica, Maria Auxiliadora Rodrigues.
Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Fonte: Semsa
Notícias relacionadas
Mais Acessados