Assistência Social
Aulas na Padaria Escola seguem a todo vapor
21/04/2025
Todos temos algo a dizer, seja através da escrita ou tantas diferentes formas de se expressar. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de São Gonçalo realizou o “Café com Poesia”, um concurso que percorreu os CRAS da cidade e resultou em um livro de poesias com 20 autores de diferentes bairros. Visibilidade, inclusão e valorização da arte local compõem a obra que será lançada nesta terça-feira (31), às 18h, no Shopping Partage.
Com o objetivo de descobrir novos talentos, a iniciativa se desenvolveu no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), realizado nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS). Um dos idealizadores foi o poeta Rodrigo Santos, que esteve à frente do projeto Uma Noite na Taverna – que realizava encontros mensais com poetas e demais artistas da cidade – durante 13 anos.
“A poesia nos CRAS é jogar a luz para essa galera que escreve e não tem visibilidade. O maior feito do artista é ter o seu trabalho reconhecido, é uma ação afirmativa e inclusiva, mostrando que temos poetas em todo canto da cidade, em todas as situações sociais. Com esse livro a Secretaria de Desenvolvimento Social valoriza o cidadão em sua expressão poética, para além de fronteiras sociais ou econômicas”, disse.
Para a subsecretária de Proteção Social Básica, Thaisa Chaves, a iniciativa é a efetivação de políticas públicas que dialogam com a realidade da cidade.
“Só tenho a agradecer pelo empenho de toda a equipe dos CRAS e do Serviço de Convivência, que se dedicaram para que esse projeto ganhasse forma. Poder dar visibilidade à escrita de tanta gente boa, criativa, e que muitas vezes só precisa de uma oportunidade, é a efetivação de uma política pública que dialoga e abraça as demandas da cidade”, disse.
Autor: Thayná Valente
Foto: Divulgação
Fonte: SMDS
Notícias relacionadas
Mais Acessados