Início > Saúde > Saúde realiza ações da Semana Nacional de Mobilização para o combate ao mosquito Aedes aegypti

Saúde realiza ações da Semana Nacional de Mobilização para o combate ao mosquito Aedes aegypti

Compartilhe isso:


Publicado em:  25/10/2017

Como parte das ações da Semana Nacional de Mobilização para o combate ao mosquito Aedes aegypti, causador de doenças como dengue, zika e chikungunya, a Secretaria municipal de Saúde de São Gonçalo está realizando diversas ações na cidade desde a última segunda-feira (23).

Nesta quarta-feira(25), a equipe da Vigilância Ambiental realizou panfletagem com orientações sobre as doenças causadas pelo mosquito no bairro Coelho. Na quinta-feira (26), a ação será realizada no Ciep Patrícia Galvão Rehder Pagu, em Santa Izabel. As atividades se encerram na sexta-feira (27), em unidades básicas de saúde do Arsenal e Santa Izabel.

“O importante é eliminar os criadouros do mosquito para que ele não circule. A fêmea do Aedes, que é quem transmite a doença quando está infectada, vive cerca de 45 dias e pode colocar durante a vida, em média, 400 ovos que são capazes de resistir por mais de um ano mesmo longe da água, eclodindo assim que tiverem contato com a água”, explica o secretário de Saúde, Dimas Gadelha.

De janeiro a outubro deste ano, foram diagnosticados 766 casos de chikungunya, 1020 casos de zika e 2258 casos de dengue. A iniciativa ocorre justamente no momento e em que o volume de chuvas no sul e no sudeste começa a ficar mais intenso. Com a chegada do verão, multiplicam-se os casos de doenças provocadas pelo Aedes aegypti.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Fonte: Semsa

Notícias relacionadas

Skip to content