Turismo e Cultura
Cidade Ilustrada: Transformação cultural e urbana em São Gonçalo através da arte
03/05/2025
Uma roda ao som de berimbaus, atabaques e pandeiros. É assim que a tradição da capoeira vem sendo transmitida de geração a geração em São Gonçalo, um dos municípios no qual a prática é uma das mais fortes e evidentes no Estado do Rio de Janeiro. Para comemorar, incentivar e discutir sobre a capoeira, será realizada neste sábado (21/10) a “IV Bienal de Capoeira Kikongo”. O evento, uma parceria entre a Associação de Capoeira Modelo Cultural Kikongo e a Prefeitura de São Gonçalo, através das secretarias de Desenvolvimento Social e de Cultura e Turismo, acontece a partir das 15h, no Teatro Carequinha, anexo ao Colégio Ernani Farias, em Neves. A entrada é gratuita e a classificação livre.
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo e presidente da Fasg, Carlos Ney Pinho Ribeiro, a capoeira em São Gonçalo é uma tradição antiga.
“Seguramente a capoeira de São Gonçalo é uma das mais fortes e atuantes do Estado. Os mestres tem atuado em diversas frentes e transmitem a tradição com muito zelo para as gerações. O número de rodas de capoeira vem crescendo na cidade. Vemos muitos jovens e crianças iniciarem na capoeira, o que é fantástico e garante a continuidade desta cultura. Sabemos que São Gonçalo exporta profissionais para diversos países, então temos que incentivar esta prática na cidade”, ressaltou o secretário.
De acordo com a organização, durante a Bienal, além das apresentações de rodas de capoeira, haverá a colação de segundo grau do mestre Sapão e colação de terceiro grau dos mestres Marrom e Mamede. Para o prefeito José Luiz Nanci, o evento será um momento especial tanto para os capoeiristas, quanto para a cultura da cidade.
“Quem ganha com esses eventos é a população que tem sua história, sua tradição e raízes fortificadas. É um momento muito espacial ver a colação de grau de mestres de capoeira que se dedicam tanto a esta arte. É importante ressaltar que a capoeira é uma tradição que cresce na cidade e precisa ter continuidade sempre, e é por isso que a Secretaria de Cultura oferece apoio para eventos tão especiais quanto este”, concluiu o prefeito.
O Teatro Carequinha, anexo à Escola Municipal Ernani Faria, fica na Rua Oliveira Botelho, S/N, em Neves.
SERVIÇO
IV Bienal de Capoeira Kikongo
DATA: Sábado (21/10)
HORÁRIO: 15 h
LOCAL: Teatro Carequinha – Rua Oliveira Botelho, S/N, em Neves.
Entrada Gratuita
Classificação Livre
Autor: Ascom
Fonte: SMTC
Notícias relacionadas
Mais Acessados