Assistência Social
Aulas na Padaria Escola seguem a todo vapor
21/04/2025
“O convênio veio para trazer melhorias para as vidas que nós atendemos aqui. O mais beneficiado é o idoso, e para nós que acompanhamos cada história, ver a mudança na qualidade de vida deles não tem preço”, foi o que disse Maria Salvadora, 69 anos, assistente social e coordenadora do Abrigo Lar Samaritano, instituição que atende atualmente 72 idosos, e é conveniada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de São Gonçalo. Hoje foi dia de visita , e o secretário Marlos Costa e as equipes da Proteção Social Especial de Alta Complexidade acompanharam de perto o trabalho do abrigo.
Com o objetivo de aproximar ainda mais o poder público das instituições conveniadas, o dia contou com as equipes técnicas do programa Bolsa Família, realizando a inscrição dos idosos no Cadastro Único; contação de história com a pedagoga Danusa Tederich; assistência dos profissionais do Núcleo de Saúde da Família, da Secretaria de Saúde, e as equipes de manicure e corte de cabelo do projeto Mulheres Virtuosas.
Atualmente o abrigo conta com uma equipe multidisciplinar formada por psicóloga, enfermeiras, assistentes sociais, cuidadoras e uma médica plantonista. A casa, que funciona há 76 anos, se mantém com o auxílio de convênios como os da Secretaria de Desenvolvimento Social, contribuição dos idosos não conveniados e doações. Cada idoso gasta em média R$2,5 mil por mês, entre remédios, alimentação e cuidados higiênicos. Para o secretário Marlos Costa, mais do que um convênio, uma parceria de garantia de direitos foi criada junto ao Lar Samaritano.
“Fica aqui meu agradecimento a todos que trabalham nessa casa que é exemplo e orgulho para a nossa cidade. Quanto poder público, nós ficamos muito satisfeitos em ter essa aliança ,que na verdade é mais do que uma parceria, em cuidar das pessoas da melhor idade, garantindo uma vida com dignidade e assegurando seus direitos”, disse.
Autor: Thayná Valente
Foto: Lucas Alvarenga
Fonte: SMDS
Notícias relacionadas
Mais Acessados