Início > Desenvolvimento Social > São Gonçalo realiza IV Conferência Municipal de Igualdade Racial

São Gonçalo realiza IV Conferência Municipal de Igualdade Racial

Compartilhe isso:


Publicado em:  28/09/2017

A IV Conferência Municipal de Igualdade Racial de São Gonçalo acontece nesta quinta e sexta-feira, 28 e 29. Tendo como tema “Década Internacional dos Afrodescendentes: São Gonçalo promovendo a igualdade racial, por nenhum direito a menos”, o evento é aberto a todos e tem como proposta discutir políticas públicas e fortalecer o diálogo entre as entidades governamentais e da sociedade civil. A abertura acontece no Centro Cultural Joaquim Lavoura, com credenciamento a partir das 17h.

A programação conta com a posse do Conselho Municipal dos Direitos do Negro e Promoção de Igualdade Racial e Étnica e mesa de abertura com a presença do secretário de Desenvolvimento Social, Marlos Costa; o secretário estadual de Direitos Humanos do Rio de Janeiro, Átila Nunes; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Gonçalo, Eliano Enzo; o diretor da Comissão da Verdade Sobre a Escravidão Negra do Brasil, Herimar Santana; o compositor gonçalense Altay Veloso, dentre outros.

A conferência também é um momento de tiragem de delegados para a etapa estadual. As entidades que desejam indicar delegados devem levar RG e CPF do responsável da instituição e do candidato a delegado e CNPJ. No caso das instituições que não possuem, é possível levar autodeclaração ou estatuto.

Já na sexta-feira (29), as atividades acontecem na UERJ/FFP, a partir das 9h. Será o momento em que os participantes poderão discutir os eixos temáticos e levantar propostas para a etapa estadual. Os eixos são: Eixo I – Estratégias para o enfrentamento ao racismo através de políticas de desenvolvimento; Eixo II – Políticas de Igualdade Racial no Município, no Estado do Rio de Janeiro e no Brasil: avanços e desafios; Eixo III – Arranjos institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de Igualdade racial, com a criação de órgãos de promoção da igualdade racial, fórum de gestores, conselhos e ouvidoria; e Eixo IV – Participação política e controle social: Igualdade racial nos espaços de decisão e mecanismos de participação da sociedade civil no momento das políticas de Igualdade racial.

A partir das 10h30 os participantes se dividem em grupos para discussão. Às 11h será o encerramento do credenciamento das instituições, e às 12h30 será realizada uma pausa para almoço. E a partir das 14h será a plenária final junto a tiragem dos delegados.

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Marlos Costa, a conferência é um marco na garantia de direitos.

“Estamos dando um passo importante na luta pela garantia de direitos da população. Empossando o Conselho de Igualdade Racial, trazendo a discussão temas fundamentais, eu, como negro e secretário de Desenvolvimento Social, fico extremamente feliz em tempos como os nossos, onde vemos tanto retrocesso nos direitos, poder realizar uma conferência de igualdade racial na nossa cidade”, disse.

SERVIÇO

Local: Centro Cultural Joaquim Lavoura
Endereço: Avenida Presidente Kennedy, 721, Centro
Local: UERJ/FFP
Endereço: Rua Doutor Francisco Portela, 1470, Patronato

Autor: Ascom
Foto: Divulgação
Fonte: SMDS

Notícias relacionadas

Skip to content