O Dia Nacional dos Surdos é comemorado anualmente em 26 de setembro. Para celebrar a data, a Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, através da Secretaria de Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência, realizou um encontro de confraternização na última terça-feira (26). Na ocasião, um grupo de deficientes auditivos foi até o prédio anexo da Prefeitura, no Mutondo, e pôde conhecer os projetos voltados para esta área.
De acordo com a subsecretária da pasta, Tânia Loyola, a data representa uma oportunidade para relembrar os desafios e as lutas por melhores condições de vida das pessoas com deficiência auditiva.
“É importante desenvolver uma reflexão sobre os direitos e inclusão das pessoas com deficiência auditiva na cidade. Atuamos realizando o cadastro dessas pessoas, buscando incluir o maior número delas no mercado de trabalho. Acredito que com o trabalho dedicado da secretária da pasta, Marta Maria, junto à gestão inclusiva do prefeito José Luiz Nanci, conseguiremos vencer essa e muitas outras barreiras”, afirmou.
A Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência atua realizando o cadastro de currículos dos interessados, não só de deficientes auditivos, mas de pessoas com deficiência em geral, encaminhando-as para empresas e inserindo-as no mercado de trabalho.
Em maio, uma deficiente auditiva começou a trabalhar, através da subsecretaria, em uma empresa que presta serviços de lavanderia a hospitais e clínicas do município. A partir de outubro, mais um gonçalense com surdez receberá oportunidade de emprego através deste projeto.
Os interessados em dar entrada ao cadastro devem ir à Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, localizada no prédio anexo da Prefeitura, Rua Uriscina Vargas, nº 36, Alcântara.
Autor: Aaron Cesar
Foto: Divulgação
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados