Turismo e Cultura
Cidade Ilustrada: Transformação cultural e urbana em São Gonçalo através da arte
03/05/2025
Música, dança e o melhor da cultura black. Isto é o que promete o baile charme “Eu Amo São Gonçalo”. Com apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e da Fundação de Artes (Fasg), o evento será realizado neste domingo (27/08), a partir das 14h, no Clube Tamoio, no Centro. Com intuito de ser um evento solidário, a organização estabeleceu a entrada como um quilo de alimento não perecível a ser doado ao Abrigo Cristo Redentor.
No palco, os DJs Nego, Anderson Black, Roberto Hot Music e convidados comandam a festa. Haverá ainda a participação especial de Danny R&B. Além do baile, será realizada uma feira de moda afro. De acordo com um dos organizadores, Robson Good Luck, São Gonçalo é uma cidade na qual a cultura de rua é forte, havendo muito o que explorar.
“Os bailes charme acontecem há muitos anos em São Gonçalo. Nós temos um circuito intenso de atividades. A ideia ter uma oficina funcionando em um espaço público. Temos professores formados para ensinar dança, tem a cultura do grafite, o basquete, dentre outras que se agregam ao charme, ao hip hop e fortalecem a cultura de rua. São Gonçalo é uma cidade muito grande, com uma cultura black bastante forte, então há muito o que fazer, muitos espaços a serem explorados”, afirmou Robson Good Luck.
Diversidade. Esta tem sido a palavra-chave para as ações da Secretaria de Cultura e Turismo de São Gonçalo.
“Nós temos a segunda maior população de estado do Rio de Janeiro, uma população extremamente diversa, então nós temos que trabalhar com esta diversidade cultural do nosso público apoiando o maior número de eventos possível. O baile charme é tradicional em São Gonçalo e há anos acontece nas praças da cidade. O projeto nos foi apresentado e firmamos esta parceria para a realização do baile charme Eu Amo São Gonçalo, um evento gratuito e solidário que pede a doação de um quilo de alimento não perecível a ser doado ao Abrigo Cristo Redentor, que tanto necessita”, concluiu o secretário municipal de Cultura e Turismo, Carlos Ney Pinho Ribeiro.
De acordo com a organização, cerca de 300 pessoas devem comparecer ao evento. Para o prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, o baile tem tudo para proporcionar diversão de qualidade ao cidadão gonçalense.
“Eu Amo São Gonçalo. Este nome não poderia ser mais propício para um evento que integra a nossa cultura de rua e a solidariedade do nosso povo. Tenho certeza de que este será um evento excelente que proporcionará diversão de qualidade a nossa população”, reiterou.
O Clube Tamoio fica na Avenida Presidente Kennedy, 101, no Centro.
SERVIÇO
DATA: Domingo (27/08);
HORÁRIO: a partir das 14h;
LOCAL: Clube Tamoio;
ENDEREÇO: Av. Presidente Kennedy, 101, Centro, SG;
ENTRADA: 1Kg de alimento não perecível.
Autor: Ascom
Foto: Divulgação
Fonte: SMTC
Notícias relacionadas
Mais Acessados