Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo vacina grupos prioritários contra gripe neste sábado
02/05/2025
A Defesa Civil de São Gonçalo realizou, na manhã desta quarta-feira (16), uma cerimônia de entrega dos certificados aos participantes do curso de voluntariado, que aconteceu no último mês. Ao todo, 35 pessoas se formaram nesta turma, que foi a primeira do ano.
“Nosso objetivo é aumentar o número de voluntários na cidade. Os alunos têm aulas teóricas e práticas sobre como proceder em situações de risco. Normalmente as pessoas não sabem como agir nesses casos, é aí que eles entram para fazer a diferença em suas comunidades”, explica o secretário municipal de Saúde, Dimas Gadelha.
Segundo o subsecretário de Defesa Civil, Antônio Haag, uma próxima turma será aberta no fim deste ano.
“É um projeto de parceria entre Defesa Civil, lideranças comunitárias e moradores, buscando resultados positivos nas ações organizadas. Assim eles sinalizam os pontos críticos e perigosos antes da aproximação da Defesa Civil. É com muito orgulho que finalizamos essa turma”, explica o subsecretário de Defesa Civil.
Dividido em seis aulas temáticas, os participantes aprenderam diversos assuntos que norteiam a área de atuação da Defesa Civil na cidade. Entre os módulos do curso estão diversos temas, como noções de Defesa Civil, abrigos temporários, produtos perigosos, combate a princípios de incêndio e atendimento pré-hospitalar, acidentes domésticos e comunicação de emergência, Meio Ambiente, psicologia do desastre, primeiros socorros, endemias e noções, e deveres do voluntário.
Uma das participantes foi Hérica Rodigheri, 40 anos, moradora de Maria Paula. Enfermeira do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ela se interessou pelo curso para aumentar seus conhecimentos.
“No momento em que soube do Curso de Voluntário de Defesa Civil, despertou em mim o interesse em conhecer um pouco mais do trabalho desses profissionais, que lutam pela proteção da população em situações de risco. Agora, tanto como enfermeira do Samu, quanto como voluntária da Defesa Civil, poderei contribuir dentro dos protocolos estabelecidos por cada órgão, coma ajuda necessária à população em situações adversas”, explica.
Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Marcio Oliveira
Fonte: Semsa
Notícias relacionadas
Mais Acessados