Início > Saúde > Saúde realiza ações de prevenção a Tuberculose e Hanseníase

Saúde realiza ações de prevenção a Tuberculose e Hanseníase

Compartilhe isso:


Publicado em:  10/08/2017

Celebrando o Dia Estadual de Combate à Tuberculose e Hanseníase, o Polo Sanitário Washington Luiz, no Zé Garoto, promoveu diversas ações para a população aprender a se prevenir contra estas doenças. O prefeito José Luiz Nanci acompanhou de perto as atividades realizadas no local.

“A cura só é possível se o tratamento for realizado de forma rigorosa sem ser interrompido, utilizando medicamentos diariamente. O abandono do tratamento acarreta no surgimento de resistência da doença aos medicamentos existentes”, explica o prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci.

Na palestra realizada pela enfermeira da unidade, os pacientes puderam aprender sobre formas de prevenção e tratamento das doenças. Somente em 2016, foram notificados 628 casos de tuberculose em São Gonçalo. Já a hanseníase, durante o mesmo período, foram 103 casos, onde a maioria aconteceu nos bairros de Trindade, Jardim Catarina, Boaçu, Laranjal e Santa Luzia.

“Para que o paciente possa exercer o seu autocuidado e melhorar sua qualidade de vida é necessária uma orientação adequada, e são esses profissionais de unidades básicas de saúde que realizam esse trabalho resolutivo, com enfoque ao cuidado preventivo para não chegar ao ponto de ter que fazer o cuidado curativo”, explica o secretário de Saúde, Dimas Gadelha.

A população contou com diversos serviços da rede de saúde, como teste de glicemia, aferição da pressão arterial, teste rápido de HIV, sífilis e hepatites, além de orientação com as equipes do programa do Idoso, consultório na rua, Tabagismo e Hipertensão e Diabetes. Uma equipe do setor de entomologia do Controle de Vetores esteve no local fazendo exposição de animais peçonhentos e fases dos mosquitos da dengue.

Hanseníase

A hanseníase tem cura e seu tratamento é feito gratuitamente no serviço público de saúde. Transmitida por meio das vias respiratórias, ou seja, tosse e espirro, a pessoa doente que não realiza tratamento é a principal forma de contagio.

Tuberculose

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões. A transmissão da tuberculose é direta. A pessoa com tuberculose expele ao falar, espirrar ou tossir pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo, contaminando-o.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Marcio Oliveira
Fonte: Semsa

Notícias relacionadas

Skip to content