Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo vacina grupos prioritários contra gripe neste sábado
02/05/2025
Pacientes da Clínica Psiquiátrica Nossa Senhora das Vitórias, no Zé Garoto, contam hoje com uma melhor estrutura nos ambientes. Isso porque no último mês a unidade passou por uma reforma estrutural que compreende a parte elétrica, hidráulica, além de pintura e reforma. Hoje a unidade abriga 223 pacientes, entre homens e mulheres. A reforma vai desde as seis enfermarias, sala de curativos até o refeitório.
“A construção do processo de humanização na área da saúde mental se traduz em um desafio para os profissionais que atuam na área. O objetivo é melhorar a qualidade dos serviços oferecidos aos pacientes que ainda não podem ser reinseridos na sociedade. A trajetória do cuidado aos portadores de transtornos psíquicos são marcadas pela falta de assistência humana básica e excesso de medicação”, explica o secretário de Saúde, Dimas Gadelha.
Com o objetivo de fornecer uma alimentação balanceada, o serviço de nutrição na unidade é realizado com a elaboração de cardápios específicos para dietas.
“Fazemos a avaliação nos pacientes e de acordo com o laudo ela discrimina as dietas que são oferecidas de acordo com o estado do paciente. Temos dieta líquida, pastosa, branda, constipante, laxativa, para diabéticos, que tem restrição de carboidratos ou para HAS, que tem pouca adição de sal. O objetivo do Serviço é fornecer uma alimentação balanceada, satisfazendo as necessidades nutricionais diárias dos pacientes”, explica a coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética do setor, Márcia Figueiredo.
A rotina dos pacientes tem uma programação que inclui diversas atividades. Além do cuidado diário com médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos, os terapeutas ocupacionais realizam um trabalho de acordo com as necessidades individuais de cada um. Entre as atividades, dança, oficina de pintura, futebol, oficina de beleza e cinema fazem parte da programação. Em breve, os pacientes participarão de uma oficina de horta ecológica, onde irão plantar hortaliças, para depois consumir em suas refeições.
Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Marcio Oliveira
Fonte: Semsa
Notícias relacionadas
Mais Acessados