Início > Saúde > Saúde realiza ações de combate a Hepatites Virais em Alcântara

Saúde realiza ações de combate a Hepatites Virais em Alcântara

Compartilhe isso:


Publicado em:  01/08/2017

Nesta terça-feira (01), a Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo realizou 500 testes rápidos de Hepatites Virais no caminhão laboratório-itinerante, em frente ao prédio do relógio, em Alcântara. Somente no primeiro semestre deste ano, 159 pessoas estão em fase de tratamento no município.

“A população precisa se conscientizar que a hepatite é uma doença silenciosa, que altera o funcionamento do fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano”, explicou o prefeito José Luiz Nanci, acompanhado do secretário de Governo, Rodrigo Miranda (Tiquinho).

Segundo o secretário de Saúde, Dimas Gadelha, a gestante pode passar a hepatite B para o bebê sem perceber. ” Se você é gestante, procure uma unidade de saúde, faça o teste durante o pré-natal. É preciso tomar três doses para ficar imune, assim protegerá o bebê, que deve ser vacinado ainda na maternidade, preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida.”, orienta.

A cidade conta hoje com 16 unidades, entre Clínicas Municipais, Polos Sanitários e Unidades Básicas de Saúde do município, que realizam o teste rápido.

A Hepatite é uma doença que pode ser transmitida pelo uso compartilhado de agulhas, navalhas, seringas, aparelho de barbear, materiais de manicure e pedicure, e por equipamentos não esterilizados em procedimentos odontológicos, tatuagem e colocação de piercing. A hepatite B é uma doença infecciosa que está presente no sangue, no leite materno e no esperma e os sintomas mais frequentes são cansaço, tontura, febre e dor abdominal.

O programa municipal de IST/Aids e Hepatites Virais conta com o Centro de Testagem Anônima, onde qualquer pessoa pode realizar o teste rápido de HIV, sífilis e hepatites B e C com orientação de psicólogos e assistentes sociais. Além disso, diversos profissionais como infectologistas, hepatologistas, nutricionistas, ginecologistas, psicólogos, assistente sociais, dentistas e pediatras realizam o tratamento dos portadores da doença após a confirmação do diagnóstico.

A coordenação também realiza a distribuição de preservativos e material educativo para a população. A Coordenação Municipal de DST/Aids funciona na Clínica Municipal Gonçalense do Barro Vermelho, na Rua Heitor Levi, 34, e atende no número 2624 5756 e no email coorddstaidssg@yahoo.com.br.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Ricardo Precioso
Fonte: Semsa

Notícias relacionadas

Skip to content