Início > Desenvolvimento Social > SMDS realiza ação social em Vista Alegre

SMDS realiza ação social em Vista Alegre

Compartilhe isso:


Publicado em:  06/07/2017

Aproximar o serviço público da população. Esse tem sido o objetivo das ações sociais que já passaram por diversos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), e hoje a iniciativa chegou a unidade de Vista Alegre. Com serviços de beleza, auxílio jurídico com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), atendimento com as equipes do CRAS e Bolsa Família, a iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social já beneficiou mais de mil pessoas em diferentes bairros.

O CRAS Vista Alegre atende cerca de 400 pessoas em situação de vulnerabilidade social por mês. E com a reformulação dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), com oficinas e atividades culturais para todas as idades, um grupo se destaca, e nele, todos possuem mais de 50 anos. O grupo de idosos, formado por mais de 30 pessoas, realiza atividades de artesanato, dança e rodas de conversa, e vem mudando a realidade dos moradores da região. Um deles é a artesã Vera Lúcia do Espírito Santo, de 62 anos. Há dois anos ela passou por uma quadro de depressão e conta como os encontros semanais no CRAS contribuíram de forma positiva para a retomada da autoestima.

“Eu sou aderecista, trabalho no carnaval há mais de 20 anos. Sempre fui muito ativa, levava as minhas duas filhas para as quadras das escolas de samba comigo, tanto que hoje toda a minha família é envolvida com o carnaval. Mas há dois anos tive um quadro de depressão, e me afastei aqui das oficinas, do grupo de convivência, e senti muita falta. Agora que voltei percebo o quanto estar aqui me faz bem, aumenta a minha autoestima. Como simples conversas e momentos de troca mudam tudo”, contou a artista que hoje, junto da filha, atua também como locutora em uma rádio comunitária do bairro.

A coordenadora Munique Ramos relata que as novas atividades têm aproximado ainda mais a população dos serviços.

“O CRAS é uma referência para a comunidade local. Aqui é onde as pessoas tiram as suas dúvidas sobre os vários serviços do governo, recebem orientações, esclarecimentos e tem a garantia do acesso aos direitos básicos. Além disso, temos visto o quanto a nova roupagem do serviço de convivência tem contribuído para a aproximação das pessoas. De fato as atividades têm feito jus ao nome, os vínculos tem sido fortalecidos, e nos diferentes grupos vemos o quanto os serviços têm mudado a realidade de centenas de pessoas”, disse.

A atividade contou ainda com a apresentação de dança do grupo de idosos e recitação de poemas. O secretário Marlos Costa, que esteve presente na ação, ressaltou o comprometimento da secretaria, junto ao prefeito José Luiz Nanci, em ofertar o melhor serviço à população.

“Fico muito feliz em ver que tudo o que planejamos juntos, quanto secretaria, tem beneficiado tantas pessoas. A ação social nada mais é do que nosso entendimento de que para atender mais e melhor a população, precisamos estar cada vez mais próximos dela”, afirmou.

Também presente na ação, o secretário de Governo, Rodrigo Miranda (Tiquinho), destacou a preocupação da atual gestão em prestar um serviço de qualidade para os gonçalenses, atuando próximo aos moradores e ouvindo suas demandas.

“Essa é uma marca da nossa gestão. O prefeito José Luiz Nanci nos incentiva a trabalhar assim, sempre com sensibilidade para as necessidades da população e atentos a iniciativas que beneficiem os gonçalenses”, avaliou.

As ações sociais já passaram pelos CRAS Itaoca, Centro, Salgueiro, Guaxindiba, Neves, Engenho Pequeno, Jardim Catarina, Amendoeira e Marambaia. E no dia 10 de julho é a vez de Tribobó.


Autor: Thayná Valente
Foto: Lucas Alvarenga e Girley Oliveira
Fonte: SMDS

Notícias relacionadas

Skip to content