Início > Desenvolvimento Social > SMDS realiza Ação Social no CRAS Centro

SMDS realiza Ação Social no CRAS Centro

Compartilhe isso:


Publicado em:  02/06/2017

Aproximar a população do serviço público e transformar a realidade do bairro. Esses são os objetivos da ação social realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social nos Centros de Referência e Assistência Social de São Gonçalo. E na manhã desta sexta-feira (2) foi a vez do CRAS Centro receber inúmeras atividades, como aconselhamento com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), corte e hidratação de cabelo, manicure, teste de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), dentre outros. Mais de 200 moradores da região e entorno estiveram na ação, que contou com a presença do prefeito José Luiz Nanci e do secretário de Desenvolvimento Social, Marlos Costa.

“Nossa cidade passa por um momento muito difícil, mas estamos pondo a casa em ordem com muito trabalho e dedicação. Tenho orgulho de ter o Marlos junto comigo nessa missão de realizar o melhor pela cidade, com diferentes ações que aproximam a população dos serviços que são dela por direito. Não vamos desanimar e conto com cada gonçalense para fazer esse trabalho acontecer”, disse o prefeito José Luiz Nanci.

Dentre as atividades, a programação também contou com a exposição e apresentações das oficinas realizadas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS. Uma delas é a de artesanato, com a professora Sandra de Oliveira. A turma, que é composta por pouco mais de 20 alunas, em sua maioria idosas, exibiu com orgulho cada peça confeccionada. E uma das alunas, a autônoma Vania Regina Macedo, de 60 anos, já consegue gerar renda a partir da venda de panos de prato e outros produtos personalizados.

“Eu não conhecia as atividades do CRAS, até que um dia vim conhecer, e como gosto muito de ler, fui olhando os cartazes aqui na parede e vi que tinha oficina de artesanato. Me inscrevi e só tenho a agradecer toda a ajuda da professora Sandra, que com dedicação e paciência me ensinou muito. Comecei a enviar fotos de algumas peças para amigos no whatsapp e eles começaram a encomendar. Estava há muitos anos sem trabalhar e hoje pude recomeçar fazendo algo que gosto”, relata.

Para a coordenadora Leticia Reis, casos como o da autônoma Vania Macedo evidenciam o quanto investir e potencializar as produções locais tornam o CRAS um referencial na vida dos moradores da região.

“Temos estreitado nossas relações com as escolas do bairro, promovendo as oficinas, e vemos o quanto as pessoas tem se aproximado dos serviços. Por mês temos acompanhado cerca de 200 famílias, e um dos nossos desafios é poder inseri-las nas atividades do serviço de convivência, que é um espaço pensado para fortalecer os laços e valorizar o território em que se vive”, disse.

Além do artesanato, o CRAS Centro também realiza oficinas de Educação Física, dança e karatê. A unidade abrange os bairros Centro, Água Mineral, Califórnia, Camarão, Mangueira, Menino de Deus, Parada 40, Zé Garoto, Boa Vista, Brasilândia, Coroado, Pedrinha, Porto da Pedra, Rosane e Boaçu. O CRAS Centro fica localizado na Rua Dona Clara, 541, Boaçu.

Autor: Thayná Valente
Foto: Lucas Alvarenga
Fonte: SMDS

Notícias relacionadas

Skip to content