Início > Desenvolvimento Social > SMDS faz encontro de combate ao racismo e intolerância religiosa

SMDS faz encontro de combate ao racismo e intolerância religiosa

Compartilhe isso:


Publicado em:  19/05/2017

Promover políticas públicas e caminhos de diálogos que contribuam para o combate do racismo e intolerância religiosa. Esse foi o objetivo do encontro realizado pela secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que reuniu coletivos negros, casas de religiões de matrizes africanas e diversos movimentos sociais.

“Esse debate tem que existir dentro do poder público e com a sociedade civil. O combate ao racismo e a intolerância religiosa devem ser pautas presentes em nossas discussões. Lembro quando ainda criança fui tão desacreditado por ser negro e pobre e querer cursar Direito. Quando cheguei a universidade, numa turma de 90 alunos, apenas 12 eram negros, sendo nove de um programa de intercâmbio. Sabemos da dívida histórica desse país para com os negros e cada pessoa de religião de matriz africana. Através desse encontro queremos dar visibilidade à essas pessoas”, disse o secretário Marlos Costa.
Dentro dos movimentos negros e grupos religiosos essa discussão não é de agora, e os números indicam cada vez mais a urgência do debate. A cada 23 minutos um jovem negro,pobre e periférico é assassinado no Brasil, segundo a Anistia Internacional. Assim como o relatório da Comissão de Combate à intolerância Religiosa constatou que nos últimos quatro anos, do total de denúncias de intolerância religiosa registradas no Rio de Janeiro, mais de 70% foram de crimes praticados contra religiões de matriz africana.

O encontro foi um momento de escuta e acolhida das demandas dos diferentes grupos presentes. Dentre as pautas levantadas, os temas citados foram a importância da implementação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e da Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial (Copir) de São gonçalo, ambos já existem e foram criados por lei. Além de medidas protetivas e que garantam a liberdade religiosa e a autonomia das casas de matriz africana.

“Para mim foi uma surpresa chegar aqui e ver a presença do secretário e dos outros representantes da secretaria. É muito importante pois motiva o debate e mostra o real interesse do governo em discutir o tema. Quando o poder público abre suas portas mostra o comprometimento em dar visibilidade às lutas do povo negro; às casas de axé, que ultrapassam os muros e se tornam casas de cultura, aprendizado e resistência histórica. Fico muito feliz com esse encontro”, ressaltou a coordenadora do centro de Promoção da Liberdade Religiosa e Direitos Humanos (Ceplir) do Governo do Estado, Lorrama Machada, que também esteve presente.

Além da sociedade civil, a reunião contou com a presença de assistentes sociais, psicólogos, subsecretários , coordenadores dos Centros de Referência e Assistência Social (Cras) e demais profissionais da SMDS.

O próximo encontro já tem data marcada. Dia 13 de junho, às 18h, na sede da secretaria. O objetivo é dar início ao planejamento da construção da Conferência Municipal de Promoção de Igualdade racial e intolerância religiosa. A SMDS fica localizada na Rua Uriscina Vargas, 36, Mutondo

Autor: Thayná Valente
Foto: Lucas Alvarenga
Fonte: SMDS

Notícias relacionadas

Skip to content