Um dia após o Dia Internacional da Mulher, 40 mulheres gonçalenses deram início a um novo ciclo de aprendizagem e aprimoramento na busca do sonho de consolidar seu próprio negócio. O Lidera Mulher, fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realizou, nesta segunda-feira (9), a aula inaugural da sétima turma de formação do projeto, que aconteceu no Icbeu, no Zé Garoto.
No próximo dia 12, quinta-feira, o projeto completa dois anos de existência e nesse tempo o Lidera já formou mais de 200 empreendedoras dos ramos de artesanato, moda, beleza e gastronomia. Durante os próximos quatro meses, as novas alunas vão participar de oficinas de temas como empoderamento, marketing pessoal, precificação, redes sociais e sororidade.
Além de incentivar o avanço profissional dessas mulheres, o projeto criou uma rede de fortalecimento e apoio entre as participantes. Aluna da 6ª turma, Nilza Fernandes, de 54 anos, viveu o momento mais difícil da sua vida em 2018, quando perdeu o filho de 28 anos brutalmente assassinado. Na época, a moradora do bairro Almerinda trabalhava como técnica de enfermagem e decidiu sair do trabalho para cuidar do marido que estava sofrendo com a perda do filho. No ano passado, ao passar em frente ao Espaço Lidera Mulher, no Partage Shopping, Nilza buscou mais informações e se inscreveu no projeto que transformou sua vida.
“Depois de passar pelo momento mais difícil da minha vida, decidi apostar no mundo do empreendedorismo fazendo salgados e doces. Aprendi tudo sozinha, buscando receitas pela internet e comecei a vender meus produtos para vizinhos e amigos da igreja e hoje tenho clientes de outras cidades. O Lidera foi essencial para o sucesso do meu negócio, além de aprender sobre muitos assuntos relacionados à administração, fiz muitas amizades, uma empreendedora vai ajudando, fortalecendo e apoiando a outra e isso é muito importante. Hoje o meu negócio é a fonte de renda da minha família”, relata Nilza.
A secretária da Semimd, Marta Maria Figueiredo, deu boas-vindas às novas alunas e ressaltou a importância de seguirem com foco e determinação até a fase final do projeto.
“Mais que um projeto que visa gerar renda, autonomia e protagonismo para as nossas empreendedoras, o Lidera já ajudou a transformar a realidade de muitas mulheres que, até então, eram vítimas de violência física e emocional, ou viviam deprimidas. Buscamos a valorização e o resgate da autoestima. Desejo a todas vocês o maior sucesso do mundo, engajamento e que não desistam no meio do trajeto”, afirma Marta.
O sucesso do projeto foi reconhecido em junho de 2018, quando, dentre oito municípios do Estado do Rio, São Gonçalo, através do Lidera Mulher, foi premiado pelo melhor projeto no eixo “ambiente de negócios”, através do Lidera Rio, do Sebrae. Para a antropóloga e gestora do Lidera Mulher, Paola Souza, que já levou o projeto para a Universidade de Columbia, em Nova York, e São Paulo, através da ONU Mulheres, iniciar a 7ª turma é mais um passo no investimento dos sonhos dessas mulheres.
“A nossa proposta é consolidar uma grande rede de parceria e colaboração feminina. Todas as nossas ações são realizadas de forma colaborativa e estamos com um grupo de mulheres com perfil verdadeiramente empreendedor. A partir do projeto entendemos a importância de nos articularmos em rede, apoiando mutuamente os projetos desenvolvidos, realizando parcerias e investindo nos sonhos de cada uma dessas mulheres”, destaca Paola.
Quem quiser mais informações sobre o projeto pode ir ao Espaço Lidera Mulher, que fica no 3º piso do Partage Shopping (Avenida Presidente Kennedy, 425, Centro, São Gonçalo).
Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Jonas Guimarães
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados