Saúde e Defesa Civil
Dia D de vacinação contra a gripe acontece em mais de 70 unidades de saúde em São Gonçalo
28/03/2026
Ação reforçou a importância da solidariedade para salvar vidas
Na manhã deste sábado (28), o Hemonúcleo de São Gonçalo, no Zé Garoto, abriu excepcionalmente suas portas para receber voluntários em mais uma campanha de doação de sangue. A ação foi organizada pelo Hospital de Retaguarda Gonçalense, com o objetivo de reforçar os estoques que abastecem cirurgias e procedimentos eletivos da unidade.
A mobilização contou com o apoio do grupo Funkeiros Sangue Bom, campanha solidária que reúne artistas, fãs e a comunidade do funk em prol da doação de sangue e também com a participação do projeto Funkeiros do Bem. As doações aconteceram das 8h às 12h30, reunindo voluntários engajados em salvar vidas.
O secretário de Saúde e Defesa Civil, Gabriel Mello, ressaltou a relevância da abertura excepcional em um dia fora da rotina.
“Abrir o Hemonúcleo em um sábado é uma oportunidade de ampliar o acesso à doação, especialmente para quem não consegue comparecer durante a semana. Receber grupos organizados fortalece ainda mais essa corrente do bem e contribui diretamente para manter nossos estoques abastecidos.”
A diretora do Hospital de Retaguarda, Jane Kelen, destacou a importância de iniciativas como essa.
“Promover ações de doação de sangue é fundamental para garantir que nossos pacientes tenham acesso seguro aos procedimentos necessários. Cada bolsa coletada pode salvar vidas, e esse tipo de mobilização mostra a força da solidariedade quando diferentes setores da sociedade se unem.”
O Hemonúcleo de São Gonçalo desempenha um papel essencial no município, sendo responsável por abastecer unidades de urgência e emergência, além de garantir suporte para cirurgias e outros procedimentos médicos. Por isso, a doação de sangue é uma necessidade constante.
“O mais importante é entender que doar sangue é um ato de amor ao próximo. A gente salva vidas sem olhar a quem, e isso é o que move o nosso trabalho: mobilizar pessoas para fazer o bem” reforçou o colaborador do grupo Funkeiros Sangue Bom, Carlos Adolfo.
Para doar, não é necessário estar em jejum. É recomendado evitar alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores e não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação. O voluntário deve estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar, no mínimo, 50 quilos. Menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis legais.
Também há algumas restrições: não estar gripado, não ter doenças transmissíveis pelo sangue, não ter feito tatuagem ou piercing há menos de seis meses, entre outros critérios que são avaliados pela equipe no momento da triagem.
O Hemonúcleo funciona normalmente de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, e também abre no primeiro sábado de cada mês. Em abril, por conta do feriado da Semana Santa, o atendimento ocorrerá no dia 11, das 8h às 12h30. A unidade está localizada na Alameda Pio XII, anexo ao Polo Sanitário Washington Luiz, no bairro Zé Garoto.






Autor: Ascom
Foto: Jonnathan Smith
Notícias relacionadas
Mais Acessados