Início > Meio Ambiente e Transportes > São Gonçalo participa do Programa de Mentoria em Educação Ambiental voltado aos municípios fluminenses

São Gonçalo participa do Programa de Mentoria em Educação Ambiental voltado aos municípios fluminenses

Compartilhe isso:


Publicado em:  11/12/2025

Evento reuniu cerca de 70 cidades e reforçou a importância da formação continuada para fortalecer políticas públicas ambientais

A Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Transportes, participou, nesta quarta-feira (10), do encerramento do Programa de Mentoria aos Municípios em Educação Ambiental – Ciclo 2025.2, realizado no Auditório do Tribunal de Justiça, no Centro do Rio de Janeiro. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA), reuniu aproximadamente 70 municípios do Estado que estão em fase de elaboração, implementação ou revisão de seus Planos Municipais da Mata Atlântica (PMMA), instrumento fundamental para o planejamento e a proteção desse bioma.

Ao longo do ciclo formativo, os pontos focais indicados pelas secretarias municipais de Meio Ambiente participaram de capacitações remotas e presenciais oferecidas pela Universidade do Ambiente, vinculada ao INEA. O percurso educacional teve como objetivo qualificar gestores e servidores municipais, incentivar a interação entre o INEA e as prefeituras, orientar ações de educação ambiental e promover o intercâmbio de experiências bem-sucedidas entre os participantes. A proposta também reforça a valorização da educação ambiental como política estratégica para fortalecer a gestão pública ambiental.

O evento de encerramento contou com palestras de especialistas, gestores municipais, representantes da SEAS, do INEA e da Subsecretaria de Mudanças do Clima e Conservação da Biodiversidade (SUBCLIM). Os municípios também apresentaram seus avanços e desafios em uma exposição de banners com dados e informações sobre os PMMAs. Criado em 2020, o Plano Municipal da Mata Atlântica de São Gonçalo está atualmente em fase de revisão.

Para o secretário de Meio Ambiente e Transportes, Fabio Lemos, a presença do município no evento reforça o compromisso da gestão com o aprimoramento contínuo das políticas ambientais.

“Participar dessa mentoria é fundamental para que São Gonçalo avance na construção de políticas públicas ambientais mais sólidas e alinhadas às necessidades do território. A troca de experiências com outros municípios e o acesso à formação qualificada fortalecem nosso trabalho e nos ajudam a aprimorar ações importantes, como a revisão do nosso PMMA. A educação ambiental é um agente de transformação social e, quando integrada à gestão pública, tem o poder de promover mudanças reais na relação da população com o meio ambiente”, concluiu o secretário.

Autor: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content