Desenvolvimento Econômico
São Gonçalo receberá exposição sobre descarte de resíduos com o Busão das Artes
24/11/2025
Caminhão-baú que viaja pelo Brasil ficará em São Gonçalo até a próxima sexta-feira (28)
O Busão das Artes, um caminhão-baú de 15 metros que se transforma em espaço expositivo e viaja o Brasil, já está na Praça Estephânia de Carvalho, a praça do Zé Garoto, com a exposição “Lixúria”, que promete ser uma jornada sensorial e lúdica unindo arte e educação ambiental. O equipamento ficará no espaço até a próxima sexta-feira (28), das 10h às 17h, e a entrada é gratuita.
O principal objetivo da exposição atual é debater a forma pela qual descartamos nossos resíduos. Na abertura da exposição, estavam presentes a secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura de São Gonçalo, Julia Sobreira, e o subsecretário de Trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Marco Lagos.
“Essa exposição é bacana porque conversa sobre a questão dos resíduos sólidos. A exposição Lixúria mostra como podemos reaproveitar e ter mais consciência do nosso lixo. É uma exposição super interativa! Aqui é importante para pensarmos em como ressignificar o lixo”, disse Julia Sobreira.
“Nossa cidade já tem os Ecopontos sendo instalados voltados para a questão do meio ambiente e a Lixúria traz a visão do lixo virando arte, conscientizando as crianças, que são a próxima geração. Pretendemos que esse seja o início de novas ações do tipo na cidade”, afirmou Marco Lagos.
O próprio caminhão dá início à exposição, já que ele é revestido com película espelhada que reflete o entorno, quase desaparecendo no espaço e tornando-se um espelho crítico da sociedade. Dentro do Busão, são disponibilizados itens que discutem sobre o descarte de embalagens, consumo e destino de lixo, desigualdade, dentre outros. Do lado de fora do ônibus, existem 24 latas, com obras de arte dentro, para as pessoas entenderem que aquele resíduo foi transformado.
“A exposição tem como objetivo retransformar a visão dos alunos e visitantes que recebemos. Para que eles vejam que podemos transformar o lixo em algo valioso para a gente. Na parte de dentro, temos a imersão no meio do lixo, passando por um documentário da Ilha das Flores, pelo quadro do Vik Muniz sobre um catador de Gramacho, pelo Centro de Tratamento de Resíduos de São Gonçalo, temos a balança para as pessoas entenderem o quanto pesam e o quanto de lixo é jogado fora por eles. Queremos exemplificar sobre o destino correto dos resíduos e sabemos que São Gonçalo já tem os Ecopontos, que fazem um trabalho ótimo de reciclável no município. Queremos reconfigurar a imagem do lixo em luxo, por isso, o nome Lixúria”, disse Amanda Reis, supervisora e monitora do Busão das Artes.
A exposição do Busão das Artes complementa projetos já em atividade na cidade, como os Ecopontos (um destes equipamentos, inclusive, está localizado na Praça Zé Garoto). Edson Freitas, catador e consultor ambiental que atua nos ecopontos, também esteve visitando a exposição e destacou a importância para São Gonçalo de ações como essa.
“Eu me emocionei quando entrei aqui! Ter uma estrutura como essa traz uma conscientização importante do que geramos no dia a dia. Todos os resíduos que estão aqui passaram pelas nossas mãos e a melhor forma de destinar isso, hoje, é nos Ecopontos. Essa exposição também mostra os impactos negativos, de quem descarta os resíduos de forma irregular”, disse.
A exposição “Lixúria” tem a curadoria e direção artística de Marcello Dantas e conta com obras dos artistas visuais Vik Muniz, Sueli Isaka, Guto Lacaz, Sandra Lapage, Pirilampos do Planeta, Tomazicabral, Jessica Mein, Karola Braga, Coopa Roca, Janaina Mello Landini, Adrianna Eu e Alexandre Farto aka Vhils.
Com patrocínio da Enel Rio e Sotreq, o Busão das Artes, criado em 2021, integra a programação cultural promovida pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro em comemoração a COP30, realizada no Brasil em 2025. O Busão das Artes já passou por Rondônia (Porto Velho), Tocantins (Palmas), Ceará (Fortaleza) e Rio de Janeiro (Petrópolis, Rio de Janeiro e Niterói). Após São Gonçalo, passará por Macaé, Cabo Frio, Resende e Paraty.
Escolas públicas e privadas que querem levar alunos para o Busão das Artes, podem agendar pelo e-mail lixuria@busaodasartes.com.br para melhor organização.
Ecopontos – O município de São Gonçalo possui atualmente três Ecopontos: no Barro Vermelho, em Santa Luzia e na Praça Estephânia de Carvalho, no bairro Zé Garoto. O projeto é uma iniciativa da campanha “Limpa São Gonçalo” e é desenvolvido pela Secretaria de Conservação da Prefeitura de São Gonçalo, com o apoio da Eccos Sustentável. Juntando os três Ecopontos, o número total de materiais recicláveis chega a 533 toneladas.
É nos Ecopontos que os gonçalenses podem trocar materiais recicláveis por dinheiro digital. No Ecoponto, são aceitos plásticos (garrafas PET, potes, embalagens de plástico em geral), papéis (jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel), vidros (potes de alimentos, garrafas, copos, cacos de vidro), metais (latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, panelas de alumínio, cobre, ferro), eletros (aparelhos de televisão, computadores, celulares, eletrodomésticos, rádios, geladeira, microondas) e óleo de cozinha vegetal usado.
O Ecoponto surgiu a partir da Meta 18 do Plano Estratégico Novos Rumos, desenvolvido pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe), que prevê a implantação da coleta seletiva de lixo no município.









Autor: Ascom
Foto: Renan Otto
Notícias relacionadas
Mais Acessados