Início > Meio Ambiente e Transportes > Delegação chinesa visita ASAS e destaca atuação técnica da unidade na conservação da fauna

Delegação chinesa visita ASAS e destaca atuação técnica da unidade na conservação da fauna

Compartilhe isso:


Publicado em:  26/11/2025

Visita internacional reafirma a importância das ações de resgate, pesquisa e biossegurança da área de soltura

Na esteira da COP30, realizada em Belém e encerrada no último sábado (22), a Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS), localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) das Estâncias de Pendotiba, em Maria Paula, recebeu nesta terça-feira (25), uma delegação composta por 13 representantes da Administração Nacional de Recursos Florestais e Conservação da Vida Selvagem da China. A visita integra um roteiro de visitas técnico-institucionais em instituições que trabalham com pesquisas, resgate e saúde dos animais silvestres em áreas urbanas dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

Durante a passagem pela ASAS, os integrantes da delegação conheceram de perto os protocolos de biossegurança, as práticas de resgate, os procedimentos de saúde animal e as atividades de pesquisa desenvolvidas pela equipe técnica, voltadas à fauna da Mata Atlântica. O encontro também promoveu uma troca de experiências sobre conservação da natureza, legislação ambiental, manejo de fauna, mecanismos de monitoramento e critérios para solturas e áreas prioritárias para reintegração de animais silvestres.

A visita foi conduzida pelo corpo técnico da unidade, com a participação do secretário de Meio Ambiente e Transportes de São Gonçalo, Fabio Lemos, e do subsecretário de Meio Ambiente e Transportes, Ramonn Diego Barros de Almeida. O biólogo e técnico ambiental Fernando Medeiros, também responsável pela ASAS e pela APA, e o veterinário Pedro Alfazema, da Universidade Estácio de Sá, apresentaram ao grupo o funcionamento da área de soltura, atualmente referência regional pelos resultados alcançados na reabilitação e soltura de animais silvestres, bem como pela estrutura e capacitação das equipes envolvidas.

“Essa visita é uma oportunidade valiosa para trocarmos experiências e ampliarmos o diálogo sobre conservação da fauna entre Brasil e China. Ao apresentarmos nossos protocolos e desafios, também abrimos espaço para construir relações de cooperação que possam fortalecer as ações de proteção à vida silvestre nos dois países”, afirmou Fernando Medeiros, destacando a relevância do encontro para futuras parcerias e iniciativas conjuntas.

O secretário de Meio Ambiente e Transportes, Fabio Lemos, também destacou a relevância da visita internacional como reconhecimento do trabalho desenvolvido pela área de soltura.

“Receber uma comitiva estrangeira logo após a COP30 reforça a importância da ASAS no cenário da conservação ambiental. É uma oportunidade de mostrar o nível técnico da nossa equipe, os avanços que alcançamos e o comprometimento do município com a proteção da biodiversidade. Esse intercâmbio amplia a visibilidade do nosso trabalho e fortalece São Gonçalo como um polo de referência em manejo de fauna. Além disso, momentos como este contribuem para inspirar políticas públicas cada vez mais alinhadas à agenda global de sustentabilidade”, destacou o secretário.

Vinculada à Secretaria de Meio Ambiente e Transportes da Prefeitura de São Gonçalo, com parceria da Universidade Estácio de Sá, a Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS) dedica-se integralmente ao resgate, acolhimento e reabilitação da fauna nativa. Desde o início de suas atividades, em 2023, a unidade já ultrapassou a marca de 4 mil animais atendidos, que passaram por cuidados especializados até serem devolvidos ao seu habitat natural.

Autor: Ascom
Foto: Renan Otto

Notícias relacionadas

Skip to content