Início > Educação > Educação capacita profissionais para altas habilidades e superdotação

Educação capacita profissionais para altas habilidades e superdotação

Compartilhe isso:


Publicado em:  25/11/2025

Objetivo é orientar professores a lidar com alunos no cotidiano escolar

A Subsecretaria de Ações Pedagógicas da Secretaria de Educação da Prefeitura de São Gonçalo realizou, nesta terça-feira (25), uma formação voltada ao aprofundamento teórico e prático sobre Altas Habilidades/Superdotação (AHSD) e Dupla Excepcionalidade para professores de Sala de Recursos do município, no auditório da Secretaria.

A formação esclareceu temas que ainda geram dúvidas no cotidiano escolar e as palestrantes Juliana Muniz, Danielle Diniz e Renata Brasi abordaram conceitos, mitos e práticas pedagógicas, reforçando a importância de uma atuação sensível e fundamentada na observação.

“A avaliação para Altas Habilidades e Superdotação é pedagógica e a capacitação veio para que esses professores percebam esse aluno e entendam como trabalhar com ele. É um grupo de alunos que precisa desenvolver suas potencialidades, que os profissionais devem pensar em atividades diferenciadas e voltadas para o interesse e para as habilidades individualmente”, afirmou a coordenadora da Educação Inclusiva, Verônica Amorim.

Para a professora de Sala de Recursos da Escola Municipal Pastor Haroldo Gomes, em Itaúna, Maria de Fátima Lima, a formação foi extremamente significativa.

“Esse momento de estudo fortalece a nossa prática, amplia nosso olhar para as necessidades específicas desses estudantes e nos oferece novas estratégias de identificação e atendimento. A partir desse aprendizado, podemos multiplicar o conhecimento em nossas escolas, apoiar outros profissionais da educação e contribuir para a construção de uma rede mais preparada e sensível ao desenvolvimento pleno de cada aluno”, disse.

Autor: Ascom
Foto: Fabio Guimarães

Notícias relacionadas

Skip to content