Saúde e Defesa Civil
Usuários do SUS precisam apresentar documento com CPF nas unidades de saúde
06/11/2025
Ações ao longo do mês irão reforçar necessidade de prevenção a doenças
Cerca de 50 funcionários da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo tiveram uma manhã de trabalho diferenciada nesta quinta-feira (6). Eles trocaram as suas salas pelo auditório na abertura da Campanha Novembro Azul. Dedicada à conscientização e prevenção do câncer de próstata e à promoção da saúde do homem, a atividade contou com palestra, consultas e encaminhamentos para exames.
Presente na abertura, o prefeito Capitão Nelson destacou a importância das consultas anuais de rotina nas unidades básicas de saúde para prevenir doenças e evitar a sobrecarga nas unidades de urgência e emergência.
“A gente trabalha muito e deixa a nossa saúde de lado. Normalmente, a gente só vai ao médico quando o problema já está instalado. Vai acumulando uma coisa com a outra é só piora a situação. É importante a gente evitar isso. Tudo que é descoberto precocemente é mais fácil de tratar. Não vai causar um dano maior e precisar de internação. A prevenção é a palavra. Não temos que procurar o médico quando já estamos doentes. Temos que ir anualmente e fazer os exames necessários de rotina”, explicou o prefeito.
O secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Gabriel Mello, reiterou a importância do diagnóstico precoce. “Ninguém está preparado para receber a notícia que está com câncer. Quando a gente consegue um diagnóstico precoce de qualquer doença, a gente tem a chance de cura muito mais alta. Muita doença é assintomática. Por isso, a importância dos exames anuais. A gente tem que evitar que as doenças se desenvolvam e causem outros males. Temos quase cem postos de saúde. É só ir a um mais perto da sua casa”, confirmou.
O médico especialista em Medicina da Família e Comunidade, Dr. Adolfo Marcelo Martins Soares, palestrou sobre como surgiu a Campanha Novembro Azul e sobre o câncer de próstata, mostrando o que é, prevenção, sintomas, fatores de risco, exames de investigação e tratamento. No fim, ele e outros dois médicos iniciaram as consultas para os servidores.
“Hoje, a atenção primária veio até vocês. E o convite é fazer vocês refletirem sobre a necessidade de procurar as USFs anualmente. O profissional da atenção primária, que pode ser o agente comunitário, técnico de enfermagem, enfermeiro e o médico, vai te conduzir – de alguma forma – para o cuidado com a promoção e prevenção da saúde”, orientou o médico.
Ao longo do mês, serão promovidas diversas ações educativas e atendimentos voltados ao público masculino nas unidades de saúde do município, empresas e uma ação para toda a população no Calçadão de Alcântara (em frente ao popular prédio do relógio) no dia 18 de novembro, a partir das 10h; enfatizando também o combate ao diabetes.
Programação
08/11 – Residencial Campo Belo, Marambaia, 9h
08/11 – Quadra do Morro do Castro, 9h
12/11 – Clínica Municipal Gonçalense Lagoinha, 9h
12/11 – Polo Sanitário Augusto Sena, Rio do Ouro, 14h
13/11 – Empresa de Ônibus Rio Ita, Itaúna, 9h
14/11 – Empresa Artig Group, Santa Luzia, 9h
17/11 – Empresa de ônibus Fagundes, Laranjal, 9h
18/11 – Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, Jardim Catarina, 8h
18/11 – Polo Sanitário Washington Luiz Lopes, Zé Garoto, 9h
18/11 – Calçadão de Alcântara (em frente ao popular Prédio do Relógio), 10h
19/11 – Clínica Municipal Gonçalense do Colubandê, 9h
19/11 – USF Barbosa Lima Sobrinho, Porto da Pedra, 13h
19/11 – Hospital Luiz Palmier, Zé Garoto, 14h
24/11 – Umpa Santa Luzia, 9h
24/11 – Projeto Craque do Amanhã, 14h
24/11 – USF Badger da Silveira, Tribobó, 9h
25/11 – Hospital de Retaguarda Gonçalense, Centro, 14h
26/11 – USF Bandeirantes, 9h
26/11 – Hospital de Retaguarda Gonçalense, 13h





Autor: Ascom
Foto: Fabio Guimarães
Notícias relacionadas
Mais Acessados