Saúde e Defesa Civil
Dia especial de diversão e alegria na Clínica da Criança
10/10/2025
Atividade aconteceu na APA Estâncias de Pendotiba, em Maria Paula
Foi realizada, nesta manhã de sexta-feira (10), a aula final da 11ª turma do Curso de Voluntários da Defesa Civil. Desde segunda-feira (6), mais de 20 alunos aprenderam sobre o trabalho da Defesa Civil no município. A aula final coloca em prática os ensinamentos teóricos transmitidos durante a semana.
O curso ensina sobre noções básicas da Defesa Civil, com temas como voluntariado, fatores de riscos biológicos, primeiros socorros, noções de climatologia e de evacuação e escape.
Na aula desta sexta, os alunos realizaram diversas atividades práticas, sob a orientação dos agentes da Defesa Civil, de um representante do Corpo de Bombeiros e de membros da Vigilância Ambiental do município.
“Nessa aula prática, tivemos a oportunidades de trazer também o Corpo de Bombeiros e a Vigilância Ambiental, além da Defesa Civil. Fizemos três oficinas e dividimos os alunos em grupos. Com os agentes da Defesa Civil, foi colocado em prática o resgate de vítimas, a análise de percepção de risco em sinal de desastres e identificação do terreno. Com os bombeiros, eles receberam noção de prevenção e combate a incêndios; com a Vigilância Ambiental, a turma viu uma exposição e aprendeu sobre arboviroses”, detalhou o major Felipe Assumpção, subsecretário de Defesa Civil.
Um dos alunos desta turma foi Adeilton Benjamin da Silva, de 63 anos, que trabalha como vigilante. Ele soube do curso e resolveu se inscrever.
“Eu estava no shopping com a minha esposa e soube do curso na sala da Defesa Civil. Logo me inscrevi! Achei as aulas muito interessantes, fui muito bem orientado e gostei de aprender sobre todos os temas. Acho que a aula prática de hoje é a melhor, porque colocamos em prática todo o conhecimento teórico adquirido. Recomendo para todo mundo que faça esse curso, vale muito a pena!”, disse o morador do bairro São Miguel.
Ao final do curso, os alunos ganham um certificado de conclusão, sendo necessário o cumprimento das 44 horas de atividades oferecidas durante a capacitação. Vale destacar que os voluntários saem formados do curso, mas não possuem a capacitação para salvar e resgatar pessoas como se fossem bombeiros ou agentes da Defesa Civil. Nas ações, os voluntários têm um tratamento direcionado, apoiando abrigos, organizando mantimentos nesses locais, catalogando pessoas que precisarem de ajuda.
Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz
Notícias relacionadas
Mais Acessados