Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo incentiva convívio social entre idosos na Clínica do Mutondo
01/10/2025
Investimentos na rede municipal de saúde beneficiam toda a população
O mês de outubro é marcado por três datas na área da saúde relacionadas à odontologia. A primeira, que é lembrada nesta sexta-feira, dia 3 de outubro, é o Dia Mundial do Dentista. As outras duas dividem o dia 25: Dia Nacional da Saúde Bucal e Dia do Cirurgião Dentista. A Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo, através da Subsecretaria de Odontologia, pode comemorar todas as datas, pois os avanços e investimentos na área são grandiosos.
Desde o início do governo do prefeito Capitão Nelson há investimento na ampliação e modernização dos consultórios, serviços e atendimentos odontológicos oferecidos à população – desde a Atenção Básica até o atendimento de Urgência e Emergência. Atualmente, São Gonçalo conta com 109 equipes de saúde bucal distribuídas em 76 unidades básicas de saúde (USFs, polos sanitários e clínicas municipais) – a maioria com consultórios e equipamentos novos – garantindo maior cobertura em todos os bairros do município.
“Nos últimos anos, São Gonçalo avançou de forma significativa na saúde bucal, que vem se consolidando com foco, principalmente, na prevenção. Ampliamos a rede de atendimento com novas unidades e consultórios e garantimos maior acesso com o Odontomóvel, que leva atendimento a regiões de difícil acesso. No entanto, nosso compromisso também é oferecer atendimento humanizado, que vai da prevenção à urgência e reabilitação, aproximando o cuidado odontológico da população e fortalecendo a qualidade de vida dos gonçalenses”, descreveu a subsecretária de Odontologia, Ana Gabriela Franco.
Os três Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), localizados no Vila Três, Neves e Barro Vermelho, são os destaques nos atendimentos da saúde bucal especializada. Eles concentram atendimentos como odontopediatria e serviços de maior complexidade: Periodontia, Cirurgia, Endodontia, Estomatologia e o atendimento de Pacientes Especiais. A subsecretaria também ampliou o número de atendimentos nesses centros, o que contribuiu para a redução das filas de espera.
Para situações emergenciais, a rede conta com o Pronto Socorro Central (PSC), referência no tratamento de traumas, infecções odontogênicas, controle de dor aguda, suturas da face e hemorragias, e que funciona 24 horas todos os dias. Além dele, as Unidades Municipais de Pronto Atendimento (Umpas) de Pacheco, Santa Luzia e Nova Cidade oferecem suporte em casos de menor complexidade, funcionando em regime de 12 horas, das 8h às 20h.
Outro avanço foi a implantação do Laboratório de Prótese Dentária (LPD), ativo desde o primeiro semestre de 2025, que permite a confecção de próteses para pacientes que necessitam de reabilitação oral. Mais uma mudança nos atendimentos odontológicos foi a implantação dos cuidados de saúde bucal para os gonçalenses internados nas unidades de tratamento intensivo (UTIs) do PSC e Hospital de Retaguarda Gonçalense, no Centro, que contam com o atendimento da Odontologia Hospitalar.
As radiografias odontológicas periapicais também são novidade para os gonçalenses e estão disponíveis nas clínicas municipais do Mutondo, Lagoinha e Colubandê. Este é mais um serviço ampliado pelo governo do prefeito Capitão Nelson, que começou a ser realizado na Clínica do Colubandê, foi ampliado para o Mutondo e, por último, para a Clínica da Lagoinha. “A radiografia visualiza um ou mais dentes e as suas estruturas, como raízes e ossos, permitindo que o dentista identifique problemas como cáries, infecções, lesões e problemas na raiz dos dentes”, explicou Ana Gabriela.
As crianças matriculadas na rede municipal de educação também são atendidas dentro das escolas através do Programa Saúde na Escola, que já alcançou 114 unidades. Nos colégios, os estudantes participam de atividades educativas sobre saúde bucal, fazem exames clínicos, têm escovação supervisionada, aplicação de flúor e podem ser encaminhados para atendimento nas unidades de saúde, segundo a necessidade de cada um.
“É um trabalho conjunto, que também conta com a capacitação contínua dos profissionais. Com a saúde bucal em dia, podemos evitar a evolução de várias doenças no organismo. Ter facilidade no acesso e tratamento de qualidade é um ganho enorme para a população”, finalizou Ana Gabriela.
Como ter acesso aos serviços
As USFs, polos sanitários e clínicas municipais são a porta de entrada para os tratamentos odontológicos. Para ter acesso, os gonçalenses podem procurar qualquer unidade que tenha consultório odontológico para realizar o agendamento. Nos postos, são realizados exame clínico, restaurações em resina, raspagem de tártaro, profilaxia bucal, orientação de higiene oral, aplicação de flúor e pequenas cirurgias.
Dependendo da necessidade de cada paciente, eles podem ser encaminhados para um dos três CEOs: Neves, Barro Vermelho (dentro da Clínica Gonçalense do Barro Vermelho) e Vila Três (dentro do Centro de Imagens e Especialidades de São Gonçalo – Ciesg). Os pacientes com casos de urgência e emergência podem procurar as Umpas de Nova Cidade, Pacheco e Santa Luzia, diariamente, das 8h às 20h. Entre 20h e 8h, o atendimento é realizado no Pronto Socorro Central (PSC), no Zé Garoto.
Autor: Ascom
Foto: Fabio Guimarães
Notícias relacionadas
Mais Acessados