Meio Ambiente e Transportes
Prefeitura combate funcionamento irregular de estabelecimentos comerciais
02/10/2025
Iniciativa destacou questões ligadas à sustentabilidade e formação cidadã
Cerca de 280 alunos da educação infantil e do ensino fundamental I de nove escolas da rede municipal de São Gonçalo, além de pais e professores, participaram da 2ª Mostra de Educação Ambiental de São Gonçalo – Projeto “Meu Ambiente”, realizada no Teatro Municipal de São Gonçalo, no Centro, nesta quarta-feira (1). A iniciativa foi da Secretaria de Meio Ambiente e Transportes da Prefeitura de São Gonçalo, em parceria com a Secretaria de Educação.
Durante todo o ano letivo, foram desenvolvidas atividades pedagógicas do projeto Meu Ambiente, com base no calendário ambiental. Através do projeto, os alunos das escolas públicas de São Gonçalo realizaram práticas educativas que buscavam valorizar a sustentabilidade e a preservação ambiental.
A ação também está integrada ao Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA São Gonçalo), incentivando atividades permanentes nas escolas públicas do município, com ênfase em sustentabilidade, educação ambiental e formação cidadã. Com a mostra, os alunos colocaram em prática o que aprenderam nas aulas.
Durante a mostra, foram apresentados os projetos ambientais elaborados pelos alunos sob a orientação de seus professores, como os estudantes do pré II da UMEI Margarida Maria Garcia de Araújo, que apresentaram a paródia ‘O Patinho Amarelinho e a Coleta Seletiva’ e a música ‘Cuidar da Natureza’. Além disso, alunos do pré II da Escola Municipal Prefeito Jayme Mendonça de Campos participaram de um jogo de dominó com partes de árvores, dentre outras apresentações de unidades de ensino.
No evento, também houve contação de histórias e a presença de agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Transportes que falaram sobre seus projetos, como Glauce Batista Júnior, educadora ambiental do Projeto Meu Ambiente, e Andréa Rosa, do Departamento de Educação para o Trânsito, que aborda temas ligados à educação para o trânsito. Durante o evento, a apresentação teatral “A Batalha da Natureza”, promovida pela Fundação de Estudos do Mar (FEMAR), abordou a poluição e preservação dos oceanos.
“Essa mostra representa um passo importante na articulação entre escola e comunidade para o enfrentamento dos desafios ambientais contemporâneos. Ao integrar ações pedagógicas e institucionais, a iniciativa promove uma cultura de respeito ao meio ambiente, contribuindo para a formação de uma geração mais consciente e engajada com o futuro do planeta”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Transportes, Fábio Lemos.
“Trabalhar a temática do meio ambiente na escola é fundamental porque é lá que começamos a formar cidadãos conscientes do seu papel na preservação ambiental. O conteúdo desperta a responsabilidade, mostrando que cada ação, por menor que seja, impacta no planeta. Além disso, os alunos funcionam como disseminadores deste conhecimento, trazendo a consciência ambiental para a família e para toda a comunidade”, afirmou o secretário de Educação, Mauricio Nascimento.
A mostra representa um espaço de diálogo e troca de experiências entre escolas, estudantes, professores e gestores públicos, promovendo a integração entre teoria e prática ambiental por meio de apresentações, exposições e atividades interativas.
“Trabalhamos em uma escola que tem muito verde e vivemos essa realidade de educação ambiental. As aulas do Meu Ambiente fortaleceram para os alunos sobre a importância da preservação do ambiente e como fazer isso. O projeto não ficou só na escola, mas aproximou as famílias quando fizemos a culminância de primavera. Isso é fundamental! Os alunos estavam ansiosos para o evento de hoje e para se apresentarem, foi muito animado”, destacou Conceição Freitas, diretora da Umei Margarida Maria Garcia de Araújo, na Venda da Cruz.
Pedro Henrique Vieira Costa, de 6 anos, foi um dos alunos que se apresentou durante o evento. Ele estuda na Umei Margarida Maria Garcia de Araújo.
“Eu aprendi sobre a coleta seletiva durante as aulas, aprendi também a jogar lixo no lugar certo e a importância disso. Tudo eu contei para os meus pais. Gostei muito das aulas e de me apresentar aqui hoje”, disse.
Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz
Notícias relacionadas
Mais Acessados