Início > Saúde > Unidades de saúde fazem ações no Setembro Amarelo

Unidades de saúde fazem ações no Setembro Amarelo

Compartilhe isso:


Publicado em:  18/09/2025

USFs da Trindade e do Gradim ofertam serviços especiais e promovem palestras de conscientização

As unidades de saúde da família (USFs) Irmã Dulce, na Trindade; e Ana Nery, no Gradim, vão realizar ações de conscientização de prevenção ao suicídio através da Campanha Setembro Amarelo. A primeira vai acontecer nesta sexta-feira (19), a partir das 9h, na Trindade. Já no Gradim, a atividade será no dia 24, às 13h. 

Em alusão ao Setembro Amarelo, mês dedicado à valorização da vida e à prevenção do suicídio, a USF Irmã Dulce realizará uma programação especial. O objetivo é oferecer acolhimento, bem-estar e informação à população, fortalecendo a importância do cuidado com a saúde física, mental e emocional. 

Durante a ação, os moradores terão acesso a diversos serviços como: massoterapia, limpeza de pele, aferição de pressão arterial (PA), teste de glicemia (HGT), auriculoterapia, palestras de conscientização sobre saúde mental e podologia. 

“A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em ampliar o acesso a serviços de saúde e, ao mesmo tempo, sensibilizar a população sobre a importância da prevenção ao suicídio e do cuidado integral com o ser humano”, contou a diretora da USF, Camilla Mansur.

Já no Ana Nery, o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) vai realizar palestra sobre a prevenção do suicídio, ajudando os usuários a identificar os sinais e fazendo uma dinâmica na sala de espera. Os locais municipais para os atendimentos também serão divulgados. O posto também vai oferecer limpeza de pele, aferição de pressão arterial (PA), teste de glicemia (HGT) e auriculoterapia. 

“A palestra serve para todos. Vamos falar para as pessoas presentes como identificar um indivíduo em depressão e com indícios de possibilidade de cometer suicídio que precisa de ajuda. Como atender, o que fazer e onde levá-la. Mostrar que está disponível e demonstrar empatia sem julgamentos é o primeiro passo”, disse a gerente de saúde do posto, Paula Willeman.  

Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz

Notícias relacionadas

Skip to content