Assistência Social
Ação inclusiva atrai gonçalenses em Alcântara nesta quarta-feira
17/09/2025
Foram disponibilizadas mais de 400 vagas por mais de 50 empresas
Diversos gonçalenses estiveram, nesta quinta-feira (18), no Dia D – Feirão de Vagas de Emprego para Pessoas com Deficiência e segurados do programa de reabilitação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no Centro de Tradições Nordestinas “Severo, Embaixador Nordestino”, em Neves.
Ao todo, foram oferecidas mais de 400 vagas para mais de 50 empresas dos mais distintos cargos, dentre eles assistente jurídico, atendente de lojas, auxiliar de escritório, empacotador, manobrista, operador de caixa.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São Gonçalo é uma das parceiras institucionais do evento, juntamente com a Subsecretaria da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Assistência Social.
“O emprego dignifica as pessoas. Por isso, o Dia D é tão importante. Estamos gerando a inclusão produtiva das pessoas com deficiência. Além disso, contamos aqui com as mais diversas empresas parceiras que estão contratando profissionais em vários cargos. Vale destacar que muitas empresas são da nossa cidade, o que faz com que a mão de obra permaneça aqui no município mesmo. Esperamos poder ajudar as pessoas a conseguir esse espaço no mercado do trabalho”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Evanildo Barreto.
“Um evento como esse é relevante porque, muitas vezes, pessoas com deficiência não conseguem seu espaço no mercado de trabalho. Aqui, estamos realizando uma verdadeira inclusão, socializando pessoas com deficiência no mercado de trabalho, dando também dignidade, qualidade de vida e respeito. Muitos deles buscam o Benefício de Prestação Continuada para ter renda, mas quando se tem uma oportunidade como essa, isso muda. O emprego dá saúde mental e autoestima, o governo Capitão Nelson propõe que ninguém fique para trás e é isso o que estamos fazendo aqui, proporcionando uma São Gonçalo para todos”, destacou o subsecretário da Pessoa com Deficiência, Evangelista Ubirajara.
No evento, os candidatos passavam primeiro por uma triagem com a Rede Incluir e, em seguida, recebia atendimento no Sistema Nacional de Emprego (Sine), montando o cadastro de seu perfil profissional e de seu currículo. Em caso de vagas que se encaixem no perfil, a pessoa recebe uma carta de encaminhamento para a entrevista de emprego. Os candidatos também tiveram acesso aos estandes das empresas presentes, como Águas do Rio, Viva Rio, Supermarket, dentre outras.
Caroline Vitória Silva dos Santos Espigaris, de 31 anos, buscava sua primeira chance no mercado de trabalho. Ela é portadora de mielomeningocele, o tipo mais grave de espinha bífida, uma má-formação na coluna.
“Eu nunca trabalhei. Soube do evento através de uma amiga e resolvi vir. Um evento como esse é bacana! As pessoas com deficiência dificilmente são incluídas no mercado de trabalho e aqui estou tendo chance de participar de um processo seletivo para as vagas”, destacou a moradora do Camarão.
A realização do evento é da Rede Incluir, do Governo Federal e do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro. Além disso, estarão dando apoio Firjan/Senai, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), Governo do Estado, Sistema Nacional de Emprego (SINE), INSS, Sindicato dos Metalúrgicos de São Gonçalo e Região, Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio.
Autor: Ascom
Foto: Renan Otto
Notícias relacionadas
Mais Acessados