Início > Cultura e Turismo > São Gonçalo recebe painel feito por artistas locais e de Volta Redonda

São Gonçalo recebe painel feito por artistas locais e de Volta Redonda

Compartilhe isso:


Publicado em:  08/09/2025

Projeto Conexão Graffiti garantiu murais que celebram a história das duas cidades

No último domingo (7), mais um painel de grafite foi confeccionado em São Gonçalo. Através do projeto Conexão Graffiti, união entre as Secretarias de Cultura de São Gonçalo e de Volta Redonda, painéis artísticos foram feitos para valorizar as identidades culturais e riquezas dos dois municípios.

O projeto foi realizado no mês do aniversário de emancipação de cada cidade. Em julho, Volta Redonda ganhou o painel que retrata o arigó, associado à história dos trabalhadores que ajudaram a construir a cidade, além da feira livre e as batalhas de rima. Já em São Gonçalo, o painel confeccionado na Trindade refere-se à segunda corrida automobilística do Brasil, que aconteceu no município, em 1909.

“Combinamos de fazer essa homenagem no mês em que cada cidade faz aniversário; os dois painéis pegam elementos históricos de cada uma. A cultura urbana tem uma ligação muito forte com a população, com os painéis, a cidade torna-se mais agradável. Acredito que boas práticas devem ser trocadas e difundidas, então é uma alegria imensa contar com essa parceria com a equipe de Volta Redonda,” disse a secretária de Turismo e Cultura, Julia Sobreira. 

“Apesar das cidades estarem em regiões diferentes, temos um ponto em comum que é o investimento forte na arte urbana. Em Volta Redonda, nós entendemos que os painéis nas ruas da cidade são uma forma de democratização da cultura. Chegando em São Gonçalo, eu vi o projeto maravilhoso que está acontecendo aqui também. Fico feliz pelo olhar das duas secretarias em ocupar as ruas com arte,” afirmou o secretário de Cultura de Volta Redonda, Anderson de Souza.

O Conexão Graffiti contou com a participação de quatro artistas, dois de cada cidade. Jader Mattos e Wendel Dias, de Volta Redonda, e Douglas Civic e Márcio Mac, de São Gonçalo.

“Os artistas que fazem parte dessa conexão são de Volta Redonda e do projeto gonçalense Cidade Ilustrada. Esse intercâmbio acontece entre duas cidades que têm a maior relevância no Estado do Rio de Janeiro em arte urbana. Criar essa conexão entre os artistas também é importante, pois garante novos aprendizados para todos eles,” destacou o artista gonçalense, Marcelo Eco, curador do Projeto Cidade Ilustrada, da Prefeitura de São Gonçalo.

“O nosso painel é a segunda parte dessa intervenção cultural com Volta Redonda e aqui vamos usar um estilo diferente. Eu trabalho mais com a técnica de lettering e o artista Mac vai aproveitar mais as cores e desenhos, na parte do corredor da corrida automobilística que vamos retratar,” contou o artista Douglas Civic.

Autor: Ascom
Foto: Renan Otto/ Fabio Guimarães

Notícias relacionadas

Skip to content