Turismo e Cultura
Cidade Ilustrada: Transformação cultural e urbana em São Gonçalo através da arte
03/05/2025
Folia de Reis, Congadas e Maracatus. Estes são exemplos culturais baseados em tradições portuguesas, indígenas e africanas, que unidas demonstram a melhor face da diversidade brasileira. Privilegiando esta tradição, a Casa das Artes Villa Real realiza, a partir desta sexta-feira (10/08), a exposição “Tambor de Corda”, cuja temática é a cultura popular brasileira. A mostra pode ser visitada até o dia 31 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. De acordo com o Gestor Cultural do Projeto “Ouvitório: Música Natural”, Wanderson Cunha, os tambores que compõem o acervo foram produzidos por alunos do Ciep 248, localizado no Salgueiro.
“Os tambores desta exposição foram produzidos em oficina com os estudantes do 9 ano do Ciep 248, Tulio Perlingeiro, localizado na comunidade do Salgueiro, reproduzindo este instrumento musical percursivo presente em várias manifestações da cultura popular brasileira, tais como: a Folia de Reis, a Congada e o Maracatu. Nas oficinas de Etnomúsica do projeto, também são abordadas as temáticas Indígena e Cultura Africana”, ressaltou o Wanderson Cunha.
Atualmente, o projeto conta com a gestão cultural do professor e músico Wanderson Cunha; fotografia e Movie Maker de Evando Ramos e do fundador do projeto, o professor, artesão e músico, Pablo Ferreira. Nesta edição a homenageada especial será a professora, pesquisadora de Cultura Popular e escritora, Verônica Inaciolla.
De acordo com o prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, a exposição é de grande relevância para São Gonçalo.
“Esta exposição evidencia a cultura brasileira e os tambores de corda fazem parte disso e estão presentes em tradições como a Folia de Reis, a Congada e o Maracatu, que são expressões fortes em São Gonçalo. Além do mais, essa mostra é muito especial, já que os tambores foram confeccionados por alunos de um Ciep em São Gonçalo”, evidenciou o prefeito.
Para o secretário de Cultura e Turismo e presidente da Fasg, Carlos Ney Pinho Ribeiro, a mostra conta a história do Brasil através da música.
“Esse projeto é muito interessante pois através da música podemos conhecer a história do nosso país. O tambor, que é um instrumento percursivo, está presente na nossa cultura. É marcante em diversas manifestações culturais e muito interessante!”, ressaltou Carlos Ney.
A exposição “Tambores de Corda” tem entrada gratuita e a classificação é livre. A Casa das Artes Vila Real fica na Coronel Moreira César, s/n, Zé Garoto.
Autor: Ascom
Foto: Divulgação
Fonte: Ascom / SMTC
Notícias relacionadas
Mais Acessados