Início > Cultura e Turismo > Governador Cláudio Castro entrega Fazenda Colubandê restaurada e novas viaturas para o 7º BPM

Governador Cláudio Castro entrega Fazenda Colubandê restaurada e novas viaturas para o 7º BPM

Compartilhe isso:


Publicado em:  05/09/2025

São Gonçalo abriga um dos mais importantes patrimônios históricos do País

O governador Cláudio Castro realizou, nesta manhã de sexta-feira (5), a entrega de um dos mais belos cartões postais de São Gonçalo restaurado: a Fazenda Colubandê. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Fazenda é considerada um dos conjuntos arquitetônicos mais importantes do período colonial, erguida em 1618.

A cerimônia de entrega da Fazenda restaurada contou com a presença do prefeito Capitão Nelson; do vice-prefeito João Ventura; do secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas; e do deputado federal, Altineu Côrtes, entre outras autoridades do Estado, vereadores e representantes da segurança pública estadual e da Polícia Militar.

As obras de restauro foram executadas pela Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (EMOP-RJ) e tiveram como foco a reforma da casa-grande, a senzala e a capela de Sant’Ana. A obra teve início em outubro de 2022. O serviço de restauro seguiu as orientações e pareceres do Iphan, preservando a identidade original do espaço.

Na Fazenda, foi restaurado o casarão, dividido entre o pavimento térreo (onde antes ficava o senhor de engenho), o porão (destinado à senzala dos escravos) e o depósito da casa-grande. A edificação, construída na época com pedra, cal e tijolo, tem cerca de 700 m², com paredes de 1,5 metro de espessura. A capela possui torre, nave, capela-mor e sacristia. Ao todo, foram investidos R$ 11,2 milhões nas obras de restauro.

O prefeito Capitão Nelson celebrou a entrega da Fazenda restaurada, destacou como fundamental a parceria com o governador Cláudio Castro e enalteceu, também, o apoio do deputado federal Altineu Côrtes, maior responsável pelo envio de recursos via emendas parlamentares para o município. O prefeito também falou sobre a importância da Fazenda para São Gonçalo.

“Eu agradeço ao governador Cláudio Castro pelos investimentos, pelo segundo Batalhão da Polícia Militar que a cidade terá na Venda da Cruz, pelos investimentos e pela parceria. Governos anteriores retiraram o antigo Batalhão Florestal da Fazenda Colubandê, abandonando o patrimônio histórico, que agora foi restaurado. Se depender de mim, São Gonçalo sempre terá representatividade para que casos como esse nunca mais aconteçam. Hoje, o Comando de Polícia Ambiental (CPAm) está aqui novamente! Esse patrimônio não é meu, é da população gonçalense”, disse.

Além disso, na mesma cerimônia foram entregues mais 22 viaturas aos agentes do 7° BPM (São Gonçalo), reforçando a segurança pública no município.

“Estamos realizando diversos investimentos recordes na segurança pública do Estado. Aqui em São Gonçalo, teremos um novo batalhão da Polícia Militar. Hoje, estamos entregando aqui novas viaturas. Nossa gestão acumula investimentos na reforma dos batalhões, novas aeronaves, drones, inclusive com reconhecimento facial e de calor, e investimentos em tecnologia e armamento para reforço na segurança. Aqui em São Gonçalo, realizamos investimentos na saúde, como o Hospital do Câncer e do Coração (HCCOR) e o Centro de Imagens e Especialidades de São Gonçalo (Ciesg), além das obras do Parque RJ São Gonçalo e o Mobilidade Urbana Verde Integrada (MUVI)”, destacou o governador Cláudio Castro.

O secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas, também enalteceu a parceria com o governador Cláudio Castro como fundamental para o desenvolvimento de São Gonçalo nos últimos cinco anos e destacou a importância histórica da Fazenda Colubandê.

“É com muita alegria que estamos aqui! Muita gente não sabia da existência da Fazenda Colubandê e de sua história. A Fazenda ficou abandonada, ocupada de forma irregular, com atos de vandalismo. A batalha para a recuperação desse espaço e para o retorno do Comando de Polícia Ambiental (CPAm) começou quando o prefeito Capitão Nelson ainda era deputado estadual e lutou pela recuperação da fazenda, erguida em 1618, sendo a construção rural preservada mais antiga do Brasil, segundo o Iphan. Eu estive aqui, acompanhei a obra de restauro e vi os desafios que foram solucionados com maestria pela EMOP-RJ. Agora, a Secretaria de Estado de Cultura está trabalhando para aportar um recurso da lei Aldir Blanc aqui para que possamos ter uma funcionalidade, em acordo com o Iphan”, anunciou Douglas Ruas.

Depois de ter sua atuação como parlamentar enaltecida pelas demais autoridades, diante de seu trabalho em prol de São Gonçalo e região – é o deputado que mais recursos conquistou para São Gonçalo e para a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro – o deputado federal Altineu Côrtes garantiu que seguirá defendendo os interesses dos gonçalenses.

“Eu agradeço à Polícia Militar, a todo o empenho de seus comandantes, oficiais e praças. Tenho muita honra em ser o deputado que mais coloca recursos na Polícia Militar. E também seguirei defendendo os interesses de São Gonçalo, dando todo o apoio ao prefeito Capitão Nelson, que é o maior prefeito do País. Eu agradeço aos responsáveis pela restauração da Fazenda Coubandê. Aqui é um local histórico, que já passou por muitas lutas e seguiremos lutando!”, garantiu o deputado federal Altineu Côrtes, que mencionou a batalha travada pelo município para garantir um aporte maior de recursos dos royalties do petróleo.

Outras visitas – Além do evento na Fazenda Colubandê, a comitiva com o governador Cláudio Castro e o prefeito Capitão Nelson esteve em duas unidades de saúde que representam um marco para a cidade: o Centro de Imagens e Especialidades de São Gonçalo (Ciesg), no bairro Vila Três, e o Hospital do Câncer e do Coração (HCCOR), na Lagoinha. Ambos funcionam graças à parceria da Prefeitura de São Gonçalo com o Governo do Estado.

No Ciesg, as autoridades estiveram nos consultórios das especialidades, na sala de coleta de exames laboratoriais e na sala de cintilografia, onde conversaram com pacientes. A unidade oferece aos gonçalenses vários diagnósticos que não estavam disponíveis na rede pública municipal antes da gestão do Capitão Nelson, como diagnósticos por biópsia, densitometria, ecodoppler, ecocardiograma, eletrocardiograma, eletroencefalograma, eletroneuromiografia, holter, mapa, mamografia, raio-x, ressonância magnética, ressonância magnética com contraste, teste ergométrico, tomografia, ultrassonografias e exames laboratoriais de sangue e urina, dentre outros.

Já no HCCOR, eles percorreram o setor de imagens e de quimioterapia, o centro cirúrgico, as enfermarias e o Centro de Terapia Intensiva. O HCCOR já se tornou unidade referência em média e alta complexidade na rede pública de São Gonçalo e em todo o Estado do Rio. Com quatro centros cirúrgicos, o equipamento de alta complexidade realiza cateterismo, angioplastia, revascularização (cirurgia do coração de peito aberto conhecida como ponte de safena), colocação de marcapasso (dispositivo para regular os batimentos cardíacos), troca valvar (procedimento que substitui válvulas cardíacas por próteses artificiais), oncológicas, neurológicas, gerais e dermatológicas.

Além disso, o governador esteve em dois pontos do trecho 4 da obra do MUVI, na Trindade e na Estrela do Norte. O projeto MUVI é uma parceria entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria das Cidades, e a Prefeitura de São Gonçalo. Trata-se do maior projeto de mobilidade urbana já realizado na cidade de São Gonçalo, com um investimento de R$ 287 milhões.

Autor: Ascom
Foto: Renan Otto/ Fabio Guimarães

Notícias relacionadas

Skip to content