Início > Saúde > Saúde finaliza Julho Amarelo

Saúde finaliza Julho Amarelo

Compartilhe isso:


Publicado em:  01/08/2018

Fechando o calendário de ações alusivas pelo Julho Amarelo, mês em que se ressalta a importância da prevenção contra hepatites virais, o Polo Sanitário Paulo Marcos Rangel, no Porto do Rosa, realizou na manhã do último dia 31 de julho uma ação com palestras e testes rápidos para hepatites, sífilis e HIV.

“É uma doença com variantes e devemos ressaltar que muita gente não sabe que tem hepatite. Por isso é importante realizar os testes rápidos”, explica a subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora Rodrigues.

Com uma pequena amostra de sangue do dedo, os tipos B e C de hepatite são testados separadamente. O resultado sai em torno de 30 minutos. Os laudos são entregues individualmente e quem apresentar resultado positivo para a presença do vírus vai ser encaminhado para atendimento pós-teste em uma unidade de tratamento especializada.

A hepatite C é transmitida por via sanguínea. Pessoas acima de 40 anos, privadas de liberdade, usuários de álcool e drogas injetáveis, quem já fez procedimentos de tatuagem, piercing ou sofreu transfusão até o ano 1993, além de pacientes de hemodiálise, são considerados vulneráveis à doença. O tratamento chega a 95% de cura.

Já o tipo B é uma doença sexualmente transmissível e que também pode ser passada da mãe contaminada para o bebê, durante a gestação. Além do uso de preservativos, outra forma de prevenção é a vacina, que está disponível nas unidades de saúde municipais. Pessoas de todas as idades podem se imunizar, sempre em três doses: uma 30 dias após a primeira aplicação e outra seis meses depois. Desde 1997, a proteção contra a hepatite B já consta no Calendário Nacional de Vacinação. O tratamento também é feito via oral.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Divulgação
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content