Início > Esporte e Lazer > Gonçalenses participam de curso gratuito de Suporte Básico de Vida, no Camarão

Gonçalenses participam de curso gratuito de Suporte Básico de Vida, no Camarão

Compartilhe isso:


Publicado em:  29/08/2025

Iniciativa é da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de São Gonçalo e Cruz Vermelha Brasileira

Dezenas de pessoas participaram, nesta sexta-feira (29), do curso gratuito de Suporte Básico de Vida, no Embaixadores Social Clube, localizado no bairro Camarão. A capacitação, que teve início pela manhã e segue até o fim da tarde, é uma iniciativa da Cruz Vermelha Brasileira e da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de São Gonçalo.

Com ensinamentos teóricos e práticos, o curso buscou fornecer conhecimentos em relação a primeiros socorros básicos, com o objetivo de ensinar habilidades que podem salvar vidas, fortalecendo as comunidades com a confiança para agir, tornando-as mais seguras e resilientes.

“O curso é uma obrigatoriedade para profissionais de educação física. Pensando nisso, a Secretaria de Esporte e Lazer facilitou o processo, em parceria com a Cruz Vermelha Brasileira. No entanto, mesmo com foco em profissionais da educação física, outras pessoas se inscreveram e estão participando. Vamos fornecer outra etapa do curso posteriormente, em parceria com o Conselho de Educação Física, focando nesses profissionais”, disse o secretário municipal de Esporte e Lazer, Bruno Porto.

O conteúdo do curso envolvia temas como conceitos básicos e aplicabilidade de primeiros socorros; primeira ação do prestador de primeiros socorros; definição de sinais vitais e sintomas; vítimas clínicas e vítimas de trauma; como identificar e socorrer uma parada cardiorrespiratória, ferimentos, hemorragia, desmaio, convulsão; emergências traumáticas; acidentes e outros.

Saulo Daniel Peres, secretário-geral da Cruz Vermelha Brasileira, filial São Gonçalo, explicou a importância do curso.

“Primeiro socorros é um tema muito importante para toda a população. Todo mundo deve saber! É a primeira vez que realizamos esse evento e vamos ensinar sobre suporte básico de vida, envolvendo massagem cardíaca, desobstrução de vias aéreas, atendimento básico para desmaio, queimaduras e convulsão, por exemplo”, disse.

Leandro Pimentel, de 34 anos, é instrutor de zumba do projeto Qualidade de Vida e Longevidade e participou da capacitação desta sexta.

“Eu me inscrevi porque acho importante ter este conhecimento. Posso ajudar alguém durante a aula, por exemplo. Estou aqui ansioso para aprender sobre todos os temas, tendo mais suporte e ampliando minha visão. Nunca é demais ter conhecimentos como esses que agregam”, afirmou.

Autor: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content