Assistência Social
São Gonçalo realiza mais de 1,5 mil atendimentos de idosos no Restaurante do Povo
29/08/2025
Ato de conscientização aconteceu nesta sexta-feira, no Centro
Na manhã desta sexta-feira (29), milhares de gonçalenses se reuniram em uma caminhada de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, no Centro. A iniciativa finaliza o Agosto Lilás na cidade, campanha que reforça o enfrentamento à violência e celebra os 19 anos da Lei Maria da Penha.
A ação foi realizada pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo, através da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres. Com diversos cartazes com frases de impacto em prol dos direitos das mulheres, os participantes saíram da Praça Zé Garoto e caminharam até a Praça Dr. Luiz Palmier, no Centro.
O prefeito Capitão Nelson esteve presente, ao lado da primeira-dama Marinete Ruas, e do vice-prefeito João Ventura.
“Fico muito feliz pela presença da população nessa ação. Todas as mulheres merecem respeito e dignidade. Espero que essa caminhada ajude a conscientizar as pessoas que qualquer tipo de violência não pode ser aceita,” afirmou o prefeito.
De janeiro a julho deste ano, nos equipamentos municipais foram realizados 4.194 registros de violência no Centro Especial de Orientação à Mulher (CEOM) Zuzu Angel, em Neves e 1.148 na Sala Lilás.
Em um carro de som, a subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Ana Cristina da Silva, destacou os serviços de apoio à mulher da cidade e reforçou a importância da caminhada.
“A caminhada é um momento de união, reflexão e mobilização por uma cidade mais segura e justa para todas as mulheres. O Agosto Lilás nos lembra que violência contra a mulher não tem desculpa, tem lei! Reforço nosso compromisso da Subsecretaria da Mulher na promoção da igualdade, da dignidade e do respeito em todos os espaços da sociedade,” disse.
A caminhada contou com a presença de integrantes dos projetos sociais esportivos da cidade, como o Qualidade de Vida e Longevidade, da Secretaria de Esporte e Lazer, o Saúde em Movimento e Esporte em Ação, da Fundação de Artes, Esporte e Lazer de São Gonçalo (Faelsg). Também estiveram presentes no ato representantes do Legislativo municipal, secretários do governo Capitão Nelson e a delegada Ana Carla Rodrigues, da Delegacia de Atendimento à Mulher de São Gonçalo (Deam).
A moradora do Amendoeira, Leliane Silva, de 39 anos, participa de um projeto de esporte da Prefeitura e fez questão de participar do ato nesta sexta.
“Essa ação é muito importante, pois impulsiona a mulher a dar um basta no sofrimento, a dizer um não para quem a prejudica. Além disso, é bom que todas saibam onde procurar ajuda ou indicar ajuda para uma mulher que sofre violência”, disse a gonçalense.
No ponto final da caminhada, foram oferecidos serviços como aferição de pressão e distribuição de preservativos, pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil. A Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres distribuiu panfletos com os endereços dos locais de apoio à mulher e orientações e a Secretaria de Conservação distribuiu mudas de plantas para os participantes.
O evento teve apoio da Guarda Municipal e de agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Transportes, para garantir a ordem no trânsito. Além disso, a Secretaria de Saúde e Defesa Civil forneceu uma ambulância para casos de urgência médica e a Concessionária Águas do Rio forneceu um aguadeiro para hidratação de todos os membros da caminhada.
Autor: Ascom
Foto: Renan Otto
Notícias relacionadas
Mais Acessados