Início > Cultura e Turismo > São Gonçalo tem as duas primeiras aulas de graffiti ministradas pelo artista Marcelo Eco

São Gonçalo tem as duas primeiras aulas de graffiti ministradas pelo artista Marcelo Eco

Compartilhe isso:


Publicado em:  20/08/2025

Curso gratuito do CRIA SG tem duração de três meses com encontros semanais

A Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura de São Gonçalo iniciou, na última semana, uma nova turma do curso de graffiti do projeto CRIA SG. O curso tem duração de três meses, com uma aula semanal, e conta com a participação de nomes de destaque da cena urbana, como o artista e curador do projeto Cidade Ilustrada, Marcelo Eco.

O CRIA SG é uma das iniciativas mais relevantes da secretaria e busca democratizar o acesso à arte e à cultura por meio de uma programação gratuita e diversificada. Além do graffiti, o projeto oferece cursos de Teatro, Jazz, Dança Contemporânea, Dança de Salão, Violão, Coral e Locução, realizados em diferentes equipamentos culturais da cidade.

A primeira aula aconteceu no Centro Cultural Joaquim Lavoura, com apresentação do curso, apostilas, demonstração de materiais e introdução à história do graffiti. Já a segunda aula foi prática, em um muro disponibilizado na própria secretaria, onde os alunos puderam treinar técnicas de controle de traço e spray.

“Eu já trabalho com arte e sou tatuadora há quatro anos. Toda a minha renda vem da tattoo e vivo da arte. Quando soube do curso, fiquei super animada pela possibilidade de aprender com o Marcelo Eco, que é uma referência. É muito legal ter um curso gratuito, com materiais fornecidos pela Prefeitura. É uma oportunidade e tanto”, contou uma aluna Beatriz Sally, de 27 anos, moradora do bairro Rocha.

Marcelo Eco destacou a emoção de compartilhar sua trajetória com os alunos. 

“É gratificante demais ministrar aulas na minha cidade, para o meu povo, e descobrir os talentos que temos em São Gonçalo. Nessas primeiras aulas, pude contar um pouco da minha história e, de maneira prática, ensinar o que vivo no meu dia a dia”, afirmou.

Ao longo das próximas aulas, os alunos terão contato com técnicas de graffiti, desenho técnico, muralismo e atividades práticas em diferentes espaços. No total, serão 12 encontros ao longo de três meses, sempre com uma aula por semana.

Autor: Ascom
Foto: Luiz Carvalho

Notícias relacionadas

Skip to content