Início > Meio Ambiente e Transportes > São Gonçalo realiza soltura de cachorro-do-mato em seu habitat natural

São Gonçalo realiza soltura de cachorro-do-mato em seu habitat natural

Compartilhe isso:


Publicado em:  12/08/2025

Animal foi resgatado em um estabelecimento comercial no Alcântara

Representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Transportes da Prefeitura de São Gonçalo, agentes da Guarda Ambiental e representantes do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) realizaram a soltura de um cachorro-do-mato macho em seu habitat natural nesta terça-feira (12). O animal foi resgatado por agentes da Guarda Ambiental do município de São Gonçalo no dia 2 de agosto em um supermercado no bairro do Alcântara.

Inicialmente, o animal foi levado para a Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS), localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) Estâncias de Pendotiba, em Maria Paula, e, em seguida, encaminhado para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres da Universidade Estácio de Sá, em Vargem Pequena, onde passou por exames e foi determinado que ele poderia retornar ao seu habitat natural. A localização exata da soltura do animal não pode ser divulgada para evitar que ele seja caçado.

Vinculada à Secretaria de Meio Ambiente e Transportes da Prefeitura de São Gonçalo, a ASAS desempenha um papel central na proteção da biodiversidade local, resgatando animais silvestres em situação de risco e promovendo sua reabilitação.

Todos os animais levados para a ASAS passam por avaliação física, triagem e cuidados veterinários. Após a reabilitação, são preparados para soltura ou direcionados a instituições especializadas para continuidade do tratamento, dependendo do estado de saúde dos animais. O trabalho é guiado por protocolos técnicos e legais, com foco na saúde e conservação das espécies. Ao todo, a ASAS já resgatou 2.676 animais desde sua inauguração, há três anos.

“A ASAS é como um hospital de emergência. Nossa função é estabilizar o animal resgatado e reinseri-lo ao seu habitat natural, se estiver apto. Se ele for um animal domesticado, vai para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Seropédica. Na ASAS, a Prefeitura de São Gonçalo fornece a estrutura, equipamentos, insumos e os veterinários e estagiários são da Estácio”, explicou Fernando Medeiros, biólogo e técnico ambiental que é responsável pela ASAS e pela APA de Maria Paula.

O termo de cooperação técnica da Prefeitura com a universidade será renovado neste mês e terá duração de mais três anos.

“Essa parceria, que já dura três anos, está sendo importante para a biodiversidade de todo o Estado. Com ela, estamos conseguindo fazer a reabilitação e a reintrodução de muitos animais. Alguns estão debilitados devido à ação humana. Essa parceria permite que possamos fazer um trabalho completo”, disse o médico veterinário da Estácio, Pedro Alfazema, que também atua na ASAS.

Um outro caso – Um outro animal chamou a atenção ao receber cuidados na ASAS nesta semana: uma jiboia fêmea. O animal foi resgatado por agentes da Guarda Municipal de Niterói ao ser encontrada em Itaipu. Como a ASAS é um local de referência em todo o Estado, recebendo animais silvestres de outros municípios, a jiboia foi levada para o local no dia 3 de agosto. Foi quando os veterinários identificaram uma fratura no segundo terço do seu corpo, o que indica um possível atropelamento. A jiboia segue em avaliação.

É importante ressaltar que a ASAS não acolhe animais domésticos vítimas de acidentes ou maus-tratos. A área de soltura é destinada exclusivamente a animais silvestres, com foco em espécies nativas da Mata Atlântica que necessitam de resgate. A população pode colaborar com o trabalho da ASAS entrando em contato com os canais oficiais sempre que encontrar animais silvestres em situação de risco.

Contato para resgate de animais silvestres pela ASAS

Telefone da ASAS: (21) 2199-6336

Endereço: Rua Rigel Pacca Corrêa, Maria Paula (APA das Estâncias de Pendotiba). A unidade funciona diariamente, das 9h às 15h.

E-mail: asasambiental@pmsg.rj.gov.br

Comando de Polícia Ambiental

Telefone: 0300 253 1177

Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz

Notícias relacionadas

Skip to content