Início > Assistência Social > Pessoas com deficiência aproveitam manhã de passeio rural em Santa Izabel

Pessoas com deficiência aproveitam manhã de passeio rural em Santa Izabel

Compartilhe isso:


Publicado em:  07/08/2025

Usuários do Centro-Dia PcD conheceram a Fazenda Santa Edwiges

A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo, através da Subsecretaria da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Pesca, promoveu, na manhã desta quinta-feira (7), um passeio rural na Fazenda Santa Edwiges, em Santa Izabel, para os usuários do Centro-Dia para pessoas com deficiência, de Vista Alegre.

O passeio promoveu uma manhã com piquenique, brincadeiras e convivência ao ar livre, com contato direto com a natureza, proporcionando bem-estar, estímulo sensorial, diversão e inclusão às pessoas com deficiência.

“Atividades como essa reforçam o nosso compromisso com a dignidade, a autonomia e a valorização das pessoas com deficiência. Agradecemos ao prefeito Capitão Nelson pelo apoio e à Secretaria de Pesca e Agricultura pela parceria que tornou esse dia possível”, destacou o subsecretário da Pessoa com Deficiência, Evangelista Ubirajara.

A moradora do Jóquei, Andrea Nazareth, de 55 anos, é mãe do Danilo Alves, de 33 anos, que é usuário do equipamento municipal há mais de dois anos.

“Meu filho ama o equipamento, vamos a diversos passeios e uma manhã como essa é super legal. Eu gosto muito das atividades de desenvolvimento que promovem para eles, fazendo um acompanhamento especial de acordo com cada deficiência”, contou Andrea.

Centro-Dia para pessoas com deficiência (Vista Alegre) – O espaço recebe jovens e adultos entre 18 e 59 anos com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e múltiplas deficiências). As formas de acessar o serviço são por demanda espontânea de membros da família, da comunidade e busca ativa ou por encaminhamento dos demais serviços socioassistenciais e dos órgãos de defesa e garantia de direitos.

A equipe do Centro-Dia é formada por assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional e pedagoga. A unidade também conta com equipe de cuidadores que auxiliam os usuários durante o tempo em que permanecem no local.

Autor: Ascom
Foto: Fabio Guimarães

Notícias relacionadas

Skip to content