Início > Meio Ambiente e Transportes > Projeto Meu Ambiente realiza atividade sobre conservação da natureza no Ciep 125

Projeto Meu Ambiente realiza atividade sobre conservação da natureza no Ciep 125

Compartilhe isso:


Publicado em:  07/08/2025

Ação reforça a importância da sustentabilidade com jogos educativos voltados à sensibilização ambiental

Nesta quarta-feira (6), a turma do Pré II do Ciep 125 Professor Paulo Roberto Macedo do Amaral, no Colubandê, participou de uma nova ação do Projeto “Meu Ambiente”, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Transportes da Prefeitura de São Gonçalo, em parceria com a Secretaria de Educação. A iniciativa teve como inspiração o Dia Mundial da Conservação da Natureza, celebrado em 28 de julho, e promoveu atividades interativas com o objetivo de despertar a consciência ambiental entre os pequenos.

Durante a ação, os alunos participaram de jogos educativos, como o “Planeta Saudável e Feliz”, “Jogo dos Erros” e o “Labirinto da Natureza”, que abordam temas como poluição, descarte incorreto de resíduos e preservação dos recursos naturais. De forma lúdica e envolvente, as crianças foram incentivadas a refletir sobre suas atitudes em relação ao meio ambiente e a compreenderem a importância do cuidado com os ecossistemas.

De acordo com a professora regente Silvana Amaral Velloso Costa, a atividade desenvolvida contribui significativamente para o enriquecimento do conhecimento das crianças sobre temas importantes relacionados ao meio ambiente.

“A ação está sendo muito dinâmica e criativa, e, por meio da brincadeira, elas vão assimilando conteúdos importantes, como a importância de um “mundinho saudável” e os impactos do desmatamento. Brincando, elas absorvem essas informações e acabam levando esse aprendizado para casa, compartilhando com os pais e vizinhos”, afirmou.

“Essa atividade é de suma importância para as crianças, estamos gostando muito porque elas estão interagindo, participando e aprendendo também sobre o meio ambiente”, completou a professora de apoio Laniele Cordeiro Dias.

Para o secretário de Meio Ambiente e Transportes, Fabio Lemos, atividades como essa são fundamentais para a formação de uma consciência ambiental desde os primeiros anos escolares.

“Em São Gonçalo, temos um grande desafio e, ao mesmo tempo, uma enorme responsabilidade ambiental, especialmente por abrigarmos importantes unidades de conservação e ecossistemas sensíveis. Abordar temas como preservação da natureza, desmatamento e sustentabilidade de forma acessível às crianças é um passo essencial para construirmos uma sociedade mais responsável e comprometida com o futuro da nossa cidade e do planeta”, destacou o secretário.

Coordenado pela educadora ambiental Glauce Batista Junior, o Projeto “Meu Ambiente” busca integrar a educação ambiental ao cotidiano escolar desde os primeiros anos de ensino. A iniciativa faz parte do Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA São Gonçalo) e está em conformidade com a Resolução Conjunta SEAS/INEA Nº 039/2021, promovendo ações contínuas nas escolas públicas da cidade, com foco na sustentabilidade, educação ambiental e cidadania.

Autor: Ascom
Foto: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content